CSTC - Imagem doada por Milton MoraesUma das nove imagens doadas pelo advogado Milton Moraes, presidente da CSTC de 1980 a 1984. As fotografias retratam os doze trólebus reformados, graças ao programa de revitalização implantado, na década de 1980, em parceria com o governo federal.
Data: 11/25/08
Uma das nove imagens doadas pelo advogado Milton Moraes, presidente da CSTC de 1980 a 1984. As fotografias retratam os doze trólebus reformados, graças ao programa de revitalização implantado, na década de 1980, em parceria com o governo federal.
CSTC 1 - Imagem doada por Milton MoraesUma das nove imagens doadas pelo advogado Milton Moraes, presidente da CSTC de 1980 a 1984. As fotografias retratam os doze trólebus reformados, graças ao programa de revitalização implantado, na década de 1980, em parceria com o governo federal.
Data: 11/25/08
Uma das nove imagens doadas pelo advogado Milton Moraes, presidente da CSTC de 1980 a 1984. As fotografias retratam os doze trólebus reformados, graças ao programa de revitalização implantado, na década de 1980, em parceria com o governo federal.
Artacho Jurado - arquitetura proibidaA história de um dos mais renomados arquitetos do Brasil, que deixou sua marca em pelo menos três edifícios da Cidade, já pode ser conhecida na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). O equipamento recebeu,no
Data: 11/26/08
A história de um dos mais renomados arquitetos do Brasil, que deixou sua marca em pelo menos três edifícios da Cidade, já pode ser conhecida na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). O equipamento recebeu,no dia 5 de maio, o livro Artacho Jurado – arquitetura proibida, que conta com cinco imagens do acervo iconográfico da Fams. De autoria do santista Ruy Eduardo Debs Franco, a obra revela a trajetória de sucesso e de prêmios do arquiteto, conhecido por suas inovações e pela ousadia empresarial.
Coleção PaulistaA população de Santos interessada em conhecer mais sobre a história de São Paulo e do Brasil ganhou um importante aliado para resgatar preciosas informações sobre política, cultura e economia. A Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fundação Arquivo e
Data: 04/03/08
A população de Santos interessada em conhecer mais sobre a história de São Paulo e do Brasil ganhou um importante aliado para resgatar preciosas informações sobre política, cultura e economia. A Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) recebeu em doação,no dia 3 de abril, uma coleção de cinco livros, elaborada pelo Governo do Estado, que registram fatos marcantes desde o Império até o período republicano.
Dicionário de Datas da História do BrasilSessenta e cinco importantes acontecimentos da história do Brasil estão no livro Dicionário de Datas da História do Brasil, que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) disponibilizou para consulta e pesquisas na Sala de Leitura Catarina de Aguillar,
Data: 11/26/08
Sessenta e cinco importantes acontecimentos da história do Brasil estão no livro Dicionário de Datas da História do Brasil, que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) disponibilizou para consulta e pesquisas na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, que funciona no Outeiro de Santa Catarina (R. Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico). Editado pela Contexto e organizado por Circe Bittencourt, a obra, de grande interesse para estudantes, tem por objetivo registrar datas que, de alguma forma, se tornaram marcos referenciais para a sociedade brasileira, possibilitando uma reflexão sobre cada acontecimento.
História da PublicidadeUma história com mais de 200 anos de vida, que moldou o perfil do consumidor e alterou radicalmente a atividade comercial do País, é o tema central do livro História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil, que já se encontra à disposição dos le
Data: 09/29/08
Uma história com mais de 200 anos de vida, que moldou o perfil do consumidor e alterou radicalmente a atividade comercial do País, é o tema central do livro História, Memória e Reflexões sobre a Propaganda no Brasil, que já se encontra à disposição dos leitores na Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). Organizado por Maria Berenice Machado, Adolpho Queiroz e Denise Castilhos de Araújo, o livro, editado pela Feevale, foi doado, no dia 29 de setembro, pela professora e pesquisadora da UniSantos, Cinara Augusto, responsável por um dos 17 capítulos da obra.
Pelas Curvas das Estradas de Santos - Sérgio Willians“Meu objetivo principal é que as pessoas leiam o livro e conheçam mais um fato que confirma a importância de Santos no contexto nacional”. O comentário é do jornalista Sergio Willians, que no dia 24 de abril doou à Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fa
Data: 04/05/08
“Meu objetivo principal é que as pessoas leiam o livro e conheçam mais um fato que confirma a importância de Santos no contexto nacional”. O comentário é do jornalista Sergio Willians, que no dia 24 de abril doou à Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) dez exemplares do livro Pelas curvas das estradas de Santos, que enfoca a aventura da primeira viagem de carro de São Paulo a Santos, ocorrida em 1908. A obra, resultado de dois anos de trabalho, foi lançada 10 dias antes, integrando as comemorações desse centenário.
Sérgio Willians autor do livro Pelas Curvas das Estradas de SantosO livro da pioneira viagem de Antonio da Silva Prado Júnior, Bento Canavarro, Mário Cardim e Clóvis Glicério está à disposição dos interessados na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fams, que funciona na Rua Visconde do Rio Branco nº 48, de segunda
Data: 04/24/08
O livro da pioneira viagem de Antonio da Silva Prado Júnior, Bento Canavarro, Mário Cardim e Clóvis Glicério está à disposição dos interessados na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fams, que funciona na Rua Visconde do Rio Branco nº 48, de segunda a sexta das 9 às 17 horas e aos sábados até às 13 horas.
Capa do livro A vida tecida entre o linho e as linhasA arte do bordado da Ilha da Madeira que atravessou o Atlântico trazida pelos emigrantes portugueses e se fixou no Brasil no século passado é o ponto de partida do livro A vida tecida entre o linho e as linhas, disponível na Sala de Leitura Catarina de Ag
Data: 12/02/08
A arte do bordado da Ilha da Madeira que atravessou o Atlântico trazida pelos emigrantes portugueses e se fixou no Brasil no século passado é o ponto de partida do livro A vida tecida entre o linho e as linhas, disponível na Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos). Publicado pelo Instituto Cultural de Artes Cênicas do Estado de São Paulo (Icacesp) e de autoria da jornalista Gisele Kodja, o livro conta a vida de cinco mulheres que, mesmo enfrentando o duro processo da imigração, se instalaram na encosta do Morro São Bento e ali, não deixaram de bordar suas histórias.
Bordadeiras do Morro São BentoDa esquerda para direita: Beatriz de Freitas Leão Pereira, já falecida; Maria Alexandre Fernandes; Isabel da Paixão, Maria Teresa Gonçalves e Maria da Paixão. Bordadeiras do Morro São Bento.
Data: 12/02/08
Da esquerda para direita: Beatriz de Freitas Leão Pereira, já falecida; Maria Alexandre Fernandes; Isabel da Paixão, Maria Teresa Gonçalves e Maria da Paixão. Bordadeiras do Morro São Bento.
Capa do livro Teatro Guarany - o renascer de um palco centenário
Data: 01/27/09
Os diferentes momentos do Teatro Guarany, desde o surgimento em 1882 até sua reativação no final ano passado, estão entres os destaques do livro Theatro Guarany – o renascer de um palco centenário, doado em janeiro de 2009 à Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos). De autoria da jornalista Taís Assunção Curi Pereira, a obra foi lançada durante as festividades de reinauguração do imóvel, em dezembro de 2008.