Últimas Notícias
Casa das Culturas tem exposição Gilberto Mendes, um centenário, em homenagem ao compositor santista
Wednesday 23 October 2024 - 11:57:17 | 2024
A Casa das Culturas de Santos abriu no sábado (21/9) a exposição Gilberto Mendes, um centenário, em homenagem ao compositor santista falecido em 2016 e referência da Música Nova. A programação marcou a Semana da Memória-História Oral José Esteves Evagelidis celebrada na terceira semana de setembro.
Produzida pelo Sesc São Paulo para o centenário de nascimento de Mendes em 2022 e doada à Fundação Arquivo e Memória de Santos, a exposição reúne quadros, fotos e partituras, entre outros materiais, do criador do Festival Música Nova em Santos, gênero marcado por inovações estéticas e musicais.
Exibe também o vídeo de uma entrevista que Gilberto Mendes concedeu em 2012 ao projeto Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória, que ganhará uma sala permanente na Casa das Culturas, segundo o presidente Luiz Dias Guimarães, da Fams.
A viúva de Gilberto Eliane Ghigonetto destacou que o compositor sempre quis ser lembrado. “E é isso o que estamos fazendo aqui”. Flávio Amoreira, curador da Casa, ressaltou que “Gilberto Mendes universalizou Santos por meio da música com obras como Santos Football Music e Saudades do Parque Balneário”.
Influência - O compositor, professor e escritor Gilberto Mendes nasceu em 13 de outubro de 1922 e morreu em 1° de janeiro de 2016 em Santos. Foi o compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século 20, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi ainda ligado ao teatro, ao cinema e à literatura.
Durante a abertura da exposição foi feita ainda homenagem a José Esteves Evagelidis, funcionário da Fams falecido em 2023, que coordenava o projeto Memória-História Oral. Desde maio de 2024, a Semana da Memória-História Oral de Santos ganhou o nome de José Esteves
Presença alemã - Também está em cartaz na Casa das Culturas a exposição Brasil e Alemanha, 200 anos de história – A Presença Alemã em Santos, produzida pela Fundação em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil neste ano. A partir de pesquisa histórica e de imagens dos acervos da Fundação e da Igreja Luterana de Santos, a mostra resgata a relação dos alemães e seus descendentes com a Cidade.
A Casa continua exibindo a exposição Vicente de Carvalho, Além-Mar, com poesias do Poeta do Mar e vídeo animado com realidade virtual.
O endereço da Casa das Culturas de Santos é Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, das 14h às 19h; e domingo, das 11h às 16h.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.