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FAMS dá novo salto de qualidade com as novas instalações do Arquivo Permanente
O pioneirismo da Cidade na área de gestão documental foi reafirmada na manhã de ontem, dia 31, durante a inauguração das novas instalações do Arquivo Permanente (AP), na Rua Amador Bueno, 61, Centro Histórico. A unidade, que a partir das 9 horas de hoje, dia 1º está aberta ao público, conta com três pisos para atendimento e equipamentos específicos para a salvaguarda dos cerca de 110 mil documentos, do Império até 1957, ali existentes. De acordo com historiadores da Cidade, o AP dispõe de uma estrutura única, no País, em termos de arquivo público municipal.
“Santos está mostrando como lidar com a documentação histórica, que é a memória do País”, comentou o prefeito João Paulo Tavares Papa, frisando que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), responsável pelo gerencimento dos três arquivos públicos municipais, é hoje referência para toda a Baixada Santista e para várias capitais – além do AP, há os arquivos Intermediário e Geral. Para o chefe do Executivo, o AP “é mais um equipamento que Santos ganha e coloca à disposição do Brasil”, lembrando a importância histórica da Cidade no cenário nacional.
Emocionada, a presidente da FAMS, Cristina Guedes, comentou que as novas instalações do AP representam um antigo sonho dos profissionais que ali atuam. E elogiou a equipe, que desde janeiro, quando o AP foi transferido da Casa da Frontaria Azulejada, vem realizando trabalhos em mutirão a fim de preparar o espaço. Ela destacou ainda o empenho da historiadora Rita Márcia Cerqueira e do arquiteto Nelson Santos Dias, responsável pelo projeto do AP, homenageados com uma escultura em vidro.
“Com esse espaço, o AP está, agora, realmente preparado para crescer”, comentou a presidente, lembrando que as novas instalações capacitam a fundação a parcerias, patrocínios e financiamentos voltados ao aprimoramento de seus serviços, entre eles a criação de um banco de dados, com o qual será possível obter informações de todos os documentos existentes sobre um determinado endereço, por exemplo. A criação do banco de dados é um dos três projetos da Fams em fase final de aprovação pelo Ministério da Cultura – o outro se refere à microfilmagem do acervo e o último visa à publicação de um livro de divulgação do acervo cartográfico.
INFRA-ESTRUTURA - Mais de uma centena de convidados percorreram as novas instalações do arquivo e surpreenderam-se com os cuidados na preservação do acervo e com a estrutura disponibilizada ao público. Os processos, com consulta a ser agendada pessoalmente ou pelo tel. 3219-4321, chegarão às mãos dos interessados após passar por manutenção preventiva. Já os pesquisadores disporão de uma sala especial e terão à disposição um historiador, armário para a guarda de seu material e mesas para a utilização de equipamentos eletrônicos.
O prédio conta ainda com as salas de Cartografia, onde será possível pesquisar o acervo com cerca de três mil mapas; processamento técnico; conservação preventiva e de higienização de documentos.
__31-10-06__