Últimas Notícias
FAMS descarta documentos da administração municipal de acordo com tabela de temporalidade
Foram necessárias três horas, para que o fragmentador da Gráfica A Tribuna, transformasse cópias de ofícios, memorandos, procurações, formulários, atestados médicos e comunicados em três fardos de 80 quilos.
“As secretarias determinam o tempo de permanência de cada documento, de acordo com sua importância, depois o conteúdo é avaliado por uma comissão central e encaminhado à Fams, que se responsabiliza pela organização das tabelas”, afirmou Gilka Zannin Rosas, diretora de arquivos da fundação. Conforme explicou, outras secretarias como a de turismo, esporte, comunicação e ouvidoria já tiveram publicadas suas tabelas e estão autorizadas a fazerem o descarte de documentos. “Depois de publicada, existe um prazo de 30 dias antes da eliminação, para que haja ciência pública”.
O descarte de documentos garante à fundação uma melhor utilização do espaço em seus três arquivos públicos (Geral, Intermediário e Permanente). No entanto, a historiadora da Fams Rita Márcia Cerqueira, faz um alerta para produção indiscriminada dos documentos. “Hoje o Arquivo Geral recebe uma média de 500 processos por dia e muitos sobrecarregam os arquivos e prejudicam a guarda de documentos”, disse, lembrando que a aplicação da tabela é imprescindível, não apenas por questões de espaço, mas também para garantir a preservação de documentos efetivamente importantes para a cidade e seus munícipes.
__03-12-08__