• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    Santos uma rota de aventuras


    A história do Brasil e da Cidade contada de uma forma diferente por terra e mar. Esse é o objetivo do projeto 'Rota da Aventura' realizado desde 2008. Trata-se de uma complementação e aperfeiçoamento do 'Roteiro pelo Centro Histórico de Santos', criado pela FAMS (Fundação Arquivo e Memória de Santos).  Nos dois projetos, o objetivo principal é montar um painel da história social, política e econômica da cidade de Santos, desde a presença dos “Homens de Sambaqui”, no litoral há 10 mil anos atrás até meados do século XX.

    rota01.jpg

    Santos é uma das cidades mais importantes em termos históricos e culturais do Brasil. A sua formação se iniciou logo após a chegada de Martim Afonso de Souza na região, para fundar a primeira Vila, a de São Vicente, em 1532. Das pessoas que o acompanharam, algumas como Luiz de Góes, Paschoal Fernandes, Domingos Pires, Catarina de Aguillar e Brás Cubas, se deslocaram para a região que hoje conhecemos como Centro de Santos. Nas proximidades do Outeiro de Santa Catarina, deram início ao seu povoamento, entre o final de 1532 e 1533.

    A partir daí, começa a história dos santistas que envolve a luta pela sobrevivência em função dos ataques dos índios, que buscaram recuperar suas terras ocupadas pelos portugueses. A luta prosseguiu contra a fome e as doenças numa terra desconhecida;  contra os ataques de piratas; as doenças e epidemias; pela libertação dos escravos e pela Proclamação da República. A força do movimento operário, cultural e  recentemente as lutas contra a ditadura militar e pela autonomia da Cidade, contribuíram para a luta dos santistas. Falamos também da história do desenvolvimento urbano com o surgimento dos bairros e profissões. Podemos dizer ainda, que Santos e os santistas, participaram de todos os fatos e acontecimentos importantes da história do Brasil, seja de forma direta ou indireta.

    É um pouco desta história que contamos no projeto Santos uma Rota de Aventuras. Trabalhamos com uma turma de 30 pessoas, que dividimos em duas de quinze. A primeira turma é levada de ônibus até a Bacia do Mercado (1900), onde embarcamos em uma catraia e passamos por Guarujá, que foi Distrito de Santos até 1939. Passamos pelo Forte do Itapema ou Vera Cruz, construído para auxiliar na defesa do ataque de piratas; pela Base Aérea de Santos (1921/22); vamos até a Ilha Diana e falamos sobre a cultura caiçara; pelos manguezais, explicamos a importância de preservá-los; passamos também por um terminal portuário;  pela Ilha de Barnabé; pelo Porto e desembarcamos atrás da Alfandega, onde partimos de ônibus até a Casa de Frontaria Azulejada (1865).

    rota02.jpg


    A segunda turma sai a pé do Outeiro de Santa Catarina (marco do início do povoamento de Santos, na 1ª metade do século XVI); passa pela Casa do Trem Bélico (1734); quando percorremos a Praça da República, mostramos a Igreja do Rosário dos Homens Brancos, demolida em 1908, a Estátua de Brás Cubas (1908) e a Alfândega (1550/1930); a Igreja do Carmo (1589 e 1754) e o Pantheão dos Andradas (1923) complementam o passeio. A Rua XV de Novembro, uma das mais antigas de Santos; a Bolsa do Café de (1922) e a Casa de Frontaria Azulejada são os últimos pontos turísticos que os visitantes conhecem.

    Na Casa de Frontaria Azulejada as duas turmas se encontram. Fazem uma pausa de 15 minutos e então acontece a inversão do trajeto. A primeira turma que fez o percurso de catraia, volta a pé para o Outeiro de Santa Catarina passando por todos os lugares e edifícios históricos já citados. Da mesma forma, a segunda turma que fez o trajeto a pé, é levada de ônibus até a Alfândega. Lá pegam a catraia no sentido inverso terminando na Bacia do Mercado e voltam ao Outeiro de Santa Catarina, encerrando o roteiro.

    O Projeto é bastante interessante, seja  pela conteúdo histórico, pelo visual ou pela possibilidade de conhecer a Cidade que muitas pessoas desconhecem. O projeto está passando por uma fase  de aperfeiçoamento A FAMS está buscando colocar apresentações culturais de índios e sobre a cultura negra na Casa de Frontaria Azulejada. A ideia complementa o passeio quando as duas turmas se encontram.

    A Rota da Aventura é realizada somente às sextas feiras, a partir das 8h30. Os grupos são formados com no máximo 30 pessoas. A prioridade é para universidades, escolas,  instituições e comunidades. Em todos os casos, o agendamento prévio é necessário pelo telefone 3202-1240.

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café