• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    Fundo Intendência Municipal

    2) Código de Referência - BR FAMS FIM

    Título: Fundo Intendência Municipal.

    Data Limite: 1889-1908

    Nível da Descrição: Fundo

    Dimensão e Suporte: 40,6 metros lineares de documentos textuais em papel acondicionados em 251 caixas-arquivo e 5 metros lineares de documentos encadernados correspondendo a 121 livros acondicionados em estantes de aço.

    Nomes dos Produtores: Câmara Municipal de Santos

    História Administrativa: Com a Proclamação da República o poder administrativo municipal continua sendo exercido pelas Câmaras Municipais, agora denominadas Conselho de Intendências, que governaram os municípios durante o período de transição das estruturas administrativas do Império para o regime republicano, mantiveram primordialmente as mesmas competências administrativas, a primeira Constituição Republicana de 1892 é omissa em relação ao poder municipal deixando essa questão para as Constituições estaduais.  Em Santos, a Câmara Municipal, agora denominada Conselho da Intendência, continua desempenhando as mesmas funções administrativas no município, com mais autonomia do que a que possuía durante o Império, e ainda mesclando uma pequena atividade legislativa. O Poder Executivo na cidade somente será implantado em 1908 com a eleição do primeiro Prefeito.

    Procedência - Documentos sob custódia da FAMS através de Convênio de Cooperação Técnica com a Câmara Municipal de Santos.

    Âmbito e Conteúdo – O conjunto é composto por documentos avulsos compreendendo correspondências gerais, requerimentos de licença, pareceres, propostas, relatórios, contratos. Documentos encadernados como livros de registro de Atas das Sessões, livros de Registro de Ofícios, livros de Registro de Enterramento do Cemitério do Paquetá e Cemitério da Filosofia, livros de Arrecadação de Impostos e  livros de Receita e Despesa.

    Avaliação, eliminação e temporalidade - Trata-se de fundo fechado não comportando avaliação.

    Incorporação – Trata-se de fundo fechado não comportando incorporações.

    Sistema de Arranjo –  Ordenação cronológica.

    Condições de Acesso – Sem restrições de Acesso.

    Condições de Reprodução - A reprodução fotográfica é livre desde que realizada nas dependências do Arquivo guardando-se os referidos créditos.

    Idioma – Português

    Instrumentos de Pesquisa – Não Possui

    Estado de Conservação – A grande maioria dos documentos encontra-se em bom estado, apenas uma pequena parte encontra-se fragilizada pelo ataque de pragas e ação de tinta ferrogálica.
     

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

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