• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    Associação Predial de Santos


     
     sede2.jpg 



    Fundada a 10 de janeiro de 1904, a Associação Predial de Santos, onde se localiza o Arquivo Intermediário Central 2, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, teve como objetivo garantir o financiamento de moradias aos trabalhadores da Cidade, por intermédio de um sistema de cooperativa. Por volta de 1920, entregava, em média, um imóvel por dia.

    A Associação Predial de Santos funcionou neste prédio até 1990, quando foi extinta. É que com a criação de planos governamentais de incentivo à construção de casa própria, como o Sistema Financeiro de Habitação e o BNH, a associação perdeu sua função primordial.     

    Em seus 35 anos de existência, a entidade disponibilizou 1.839 imóveis para seus associados, dentre eles o Colégio Coração de Maria, que ganhou sua primeira sede própria na Rua da Constituição, 374. 

    Sua primeira diretoria foi formada por: Oswaldo Cochrane, presidente; Lúcio Loyola, secretário; e Ataliba de Seixas Pereira, tesoureiro. A sede inicial ficava no Largo do Rosário número 12, altos (atual praça Ruy Barbosa).

    Um dos prédios mais bonitos da cidade, em sua fachada, de aspecto imponente, nota-se uma bonita alegoria em terra-cota, com acabamento bronzeado, representando o trabalho. 

    No andar térreo funcionava a sala da diretoria, gerencia, caixa e demais dependências necessárias. No andar superior, o salão nobre, luxuosamente acabado, e outras dependências. No subsolo, o arquivo. 
    A FAMS é a terceira ocupação deste belíssimo prédio à Rua Amador Bueno, 22. 

    Em 19 de abril de 1996, a Prefeitura instalou a Biblioteca Municipal Alberto de Souza no prédio da antiga Associação Predial de Santos. Hoje a biblioteca funciona na Sociedade Humanitária, na praça José Bonifácio.

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café