• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    EXPOSIÇÕES


     exposicoes.jpg



    A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) também tem como missão difundir a rica história santista. Para isso, um dos setores mais ativos é o de exposições, responsável pela elaboração de mostras fotográficas temáticas, inclusive em parceria com outras instituições, divulgando o acervo iconográfico, cartográfico e documental da Fams, de forma didática e acessível ao público.  

    As mostras são de caráter itinerante e circulam por instituições de ensino, estabelecimentos comerciais, entidades de classe, entre outros locais, atendendo a solicitações.  

    A circulação desse material especial obedece à filosofia que norteia o trabalho da Fams, de oferecer ao maior número possível de pessoas a oportunidade de conhecer a história de Santos.  

    As exposições também funcionam como elementos de atração, despertando na comunidade o interesse pelas atividades da Fams na conservação e disseminação do patrimônio iconográfico, cartográfico e documental da Cidade.  

    O setor compreende os seguintes serviços: - Seleção de imagens, pesquisa histórica e elaboração de textos; - Criação gráfica das plotagens (painéis com imagens e textos); - Agendamento e distribuição das exposições itinerantes; - Atualização das exposições e manutenção do material  




    Veja quais exposições estão em nosso acervo:  

    100 Anos de Propaganda em Santos - Evolução da publicidade apresentado através de posteres.  

    Autonomia: 25 Anos - Apresentação da campanha para a reconquista de autonomia politica do município.  

    As Casas de Câmara - Apresenta, em 35 imagens distribuídas em 16 painéis, curiosidades e importantes documentos dos cinco imóveis que abrigaram o Poder Municipal desde a criação da Vila de Santos.  

    Automóveis Antigos – Dividida em duas partes, a mostra retrata cerca de 30 veículos passeando pelas ruas históricas do Centro de Santos. Destaque para modelos Ford 1932 e Hudson 1946.  

    Bonde - Imagens que registram a história, evolução e curiosidades deste transporte, um dos mais antigos da Cidade.  

    Carnaval. Quem Lembra? – Reproduções de corsos, bailes e desfiles dos carnavais do século passado, destacando também a festa nas ruas e concursos de fantasias.  

    Do Café ao Cafezinho – Apresenta, em 20 fotos, diversas fases do processo de cafeicultura e algumas reproduções de propaganda de café da época. Em Manutenção.  

    Educandário Anália Franco – Parte da história de uma das mais tradicionais instituições do estado de São Paulo.  

    Escola José Bonifácio – São 51 imagens distribuídas em 16 painéis, que registram as atividades desenvolvidas ao longo dos 100 anos dessa instituição de ensino.  

    Estação da Sorocabana – Fotos antigas da estação de trens  

    Gonzaga – Imagens da orla da praia nas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950. O antigo Parque Balneário Hotel, jardins da praia, cabines de banho e outros aspectos do bairro também são destaque.  

    Instituto Escolástica Rosa – 100 anos - recorda importantes acontecimentos da primeira escola profissionalizante do país, idealizada por João Octávio dos Santos.  

    José Bonifácio – História de José Bonifácio Andrade e Silva, Patriarca da Independência e Herói da Pátria. É uma das figuras mais ilustres da história de Santos e do Brasil.  

    Os Canais de Saturnino – Destaca a importância do projeto de saneamento, criado na segunda metade do século pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito.  

    Prefeitura – 70 Anos - detalhes e curiosidades sobre a prefeitura e a construção do Palácio José Bonifácio.  

    Santos de Brás Cubas – A história do fundador de Santos e a formação da Cidade no século XIX, em 22 imagens de Augusto Militão de Azevedo.  

    Stella Maris – Parte da história dessa tradicional instituição de Santos.
     

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café