• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    A FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS


     afams11.jpg 

    A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) é uma instituição que trabalha no apoio à administração municipal no que se refere ao gerenciamento dos arquivos públicos processados pela Prefeitura de Santos, além da memória documental e iconográfica da cidade, garantindo sua salvaguarda, preservação e disseminação. A sede da Fams está localizada no Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico), no mesmo lugar que, no século XVI, teve início a Vila de Santos.

    Acervo Documental

    O acervo documental da Fams está dividido em dois endereços: O Arquivo Intermediário (rua da Constituição, nº 62), contendo documentação de 1938 a 2017; e o Arquivo Permanente (R. Amador Bueno nº 61), que abriga processos administrativos de 1908 a 1937, além de documentos da época da Intendência (de 1889 a 1907) e Câmara Municipal (de 1888 para trás).   Ao todo, a Fams é responsável pela guarda de aproximadamente três milhões de documentos, que datam de meados do século XVIII até os dias atuais. Na massa documental há plantas arquitetônicas de obras privadas e públicas (abrigadas no setor cartográfico), históricos de sepultamentos, processos administrativos e até algumas raridades, como um contrato de pesca de baleia, datado de 1765, considerado o mais antigo documento santista.  

    Acervo Fotográfico

    A Fundação Arquivo e Memória de Santos possui também um acervo fotográfico com mais de 300 mil imagens de Santos e região, que datam desde a segunda metade do século XIX, dividida em coleções temáticas. 

    Ações Culturais e Educativas
    A Fams promove várias ações para o resgate e preservação da história e da memória da cidade, apoiando projetos e iniciativas que contribuam para esse fim. Para tanto, realiza com frequência cursos, roteiros, palestras e exposições fotográficas sobre patrimônios, arquivologia e gestão documental. Também promove a recepção de turistas e estudantes em seus espaços históricos, como no Outeiro de Santa Catarina e na Casa de Frontaria Azulejada, esta também utilizada como espaço cultural de eventos.
       

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café