• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    DIRETORIA EXECUTIVA


    A diretoria executiva da Fundação Arquivo e Memória de Santos é composta por três membros: diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro e diretor técnico. O diretor-presidente é escolhido pelo prefeito municipal, após a apresentação de uma lista tríplice apresentada pelo Conselho Administrativo. Os diretores administrativo-financeiro e técnico, cujas nomeações também têm que ser aprovadas pelo Conselho, são indicados pelo diretor-presidente já eleito.  

    Para a gestão, a diretoria está composta assim:


     luiz_guimaraes.jpg 


    Luiz Dias Guimarães
    Diretor - Presidente

     Formado há 44 anos em Jornalismo (Facos-UniSantos), cursou pós-graduação na Eca-USP. Atuou como professor por 17 anos (UniSantos, USP, Unaerp, UMC e UMSBC). Além de atividades empresariais na área de Comunicação, ocupou em Santos vários cargos, com destaque nas áreas do Gabinete do Prefeito, Comunicação e Turismo, tendo participado de importantes projetos como implementação da Linha Turística de Bondes, Museu Vivo Internacional dos Bondes, programa de revitalização do Centro Histórico, Disk-Tour, Linha Conheça Santos, Festival Santos Café, e base de duas seleções na Copa 2014 de Futebol. Presidiu o Santos e Região Convention & Visitors Bureau.
     silvi_papa.jpg  Maria Silvia Tavares Papa
    Administrativo-Financeiro

      Graduada em Psicologia e Pedagogia, 33 anos de profissão. Ênfase na área da Educação tendo atuado como: Coordenadora de Extensão Universitária, Coordenadora de Pós-Graduação em Psicomotricidade, Docente da Cadeira de Psicologia da Educação, Professora e Coordenadora dos Cursos: Infantil, Fundamental e Médio, Professora do Curso de Formação de Professores (Magistério), Assistente de Direção e Diretora do Projeto Educação e Cidadania, Psicóloga Clínica, Gestora de Programas Sociais e de Organização Não Governamental. Assumiu no dia 11 de dezembro de 2014 o cargo de diretora administrativa-financeira da Fundação Arquivo e Memória de Santos.


     sergio.jpg   Sergio Willians dos Reis
      Diretor Técnico

      Jornalista e escritor, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), da Academia Santista de Letras e membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). É autor dos livros “Pelas Curvas das Estradas de Santos” (2008), “Bondes de Santos” (2009) e “Jacinto, o Sansão do Cais Santista” (2011), todos baseados em fatos históricos de Santos. Em parceria com o IHGS, lançou, em 2011, a publicação Almanaque de Santos, com reportagens sobre fatos e curiosidades históricas santistas. No ano seguinte editou a coleção Almanaque Santista, com doze fascículos temáticos, e didáticos, sobre a história de Santos, distribuída gratuitamente para 97 escolas da cidade (municipais,  estaduais e particulares). Foi secretário-adjunto de Cultura de Santos em 2013, até março de 2014, quando veio para a Fams.




    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café