• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    DIRETORIA EXECUTIVA


    A diretoria executiva da Fundação Arquivo e Memória de Santos é composta por três membros: diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro e diretor técnico. O diretor-presidente é escolhido pelo prefeito municipal, após a apresentação de uma lista tríplice apresentada pelo Conselho Administrativo. Os diretores administrativo-financeiro e técnico, cujas nomeações também têm que ser aprovadas pelo Conselho, são indicados pelo diretor-presidente já eleito.  

    Para a gestão, a diretoria está composta assim:


     luiz_guimaraes.jpg 


    Luiz Dias Guimarães
    Diretor - Presidente

     Formado há 44 anos em Jornalismo (Facos-UniSantos), cursou pós-graduação na Eca-USP. Atuou como professor por 17 anos (UniSantos, USP, Unaerp, UMC e UMSBC). Além de atividades empresariais na área de Comunicação, ocupou em Santos vários cargos, com destaque nas áreas do Gabinete do Prefeito, Comunicação e Turismo, tendo participado de importantes projetos como implementação da Linha Turística de Bondes, Museu Vivo Internacional dos Bondes, programa de revitalização do Centro Histórico, Disk-Tour, Linha Conheça Santos, Festival Santos Café, e base de duas seleções na Copa 2014 de Futebol. Presidiu o Santos e Região Convention & Visitors Bureau.
     silvi_papa.jpg  Maria Silvia Tavares Papa
    Administrativo-Financeiro

      Graduada em Psicologia e Pedagogia, 33 anos de profissão. Ênfase na área da Educação tendo atuado como: Coordenadora de Extensão Universitária, Coordenadora de Pós-Graduação em Psicomotricidade, Docente da Cadeira de Psicologia da Educação, Professora e Coordenadora dos Cursos: Infantil, Fundamental e Médio, Professora do Curso de Formação de Professores (Magistério), Assistente de Direção e Diretora do Projeto Educação e Cidadania, Psicóloga Clínica, Gestora de Programas Sociais e de Organização Não Governamental. Assumiu no dia 11 de dezembro de 2014 o cargo de diretora administrativa-financeira da Fundação Arquivo e Memória de Santos.


     whatsapp_image_2023-01-16_at_14.24.54.png   Wânia Mendes Seixas
      Diretora Técnica

     Mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). É professora de várias disciplinas do curso de Jornalismo da Universidade Paulista (Unip).
    Tem experiência na área de Comunicação há mais de 30 anos, com passagens por rádio, jornal, tevê e assessoria de imprensa.
    Na Prefeitura de Santos já ocupou os cargos de secretária de Comunicação, de Governo e de Turismo. Atualmente é diretora-técnica da Fundação Arquivo e Memória de Santos.




    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café