Endereço: Rua Amador Bueno, 61 Centro - Santos - Fone (13) 3213.1730 - E-mail: cartografia@fundasantos.org.br
Horário de funcionamento das 9 às 17h.
Data: a partir de 1880
Produtores: Conselho da Intendência Municipal e Prefeitura Municipal de Santos.
Procedência: O conjunto relativo ao Fundo Câmara (Intendências) foi recolhido juntamente com a documentação avulsa da Câmara Municipal de Santos após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Arquivo e Memória de Santos. O conjunto relativo ao Fundo Prefeitura foi transferido do Arquivo Geral da Prefeitura.
Dimensão e Suporte: Plantas em tecido resinado e papel, acondicionadas em tubos de papelão, estantes de aço e mapotecas, totalizando aproximadamente 8.000 plantas. O conjunto está catalogado por ordem de data de produção e tipologia documental.
Âmbito e Conteúdo: O conjunto é composto plantas arquitetônicas de Obras Particulares e Obras Públicas, descritos em forma de planta baixa, cortes, fachadas e perspectivas, além de levantamentos topográficos e mapas da região.
Avaliação, eliminação e temporalidade: Documentos de guarda permanente.
Condições de Reprodução: A reprodução fotográfica (sem flash) é livre desde que realizada nas dependências do Arquivo guardando-se os referidos créditos.
Estado de Conservação: A grande maioria dos documentos encontram-se em bom estado, apenas uma pequena parte encontra-se fragilizada pelo ataque de pragas, ação de tinta ferrogálica e ressecamento do suporte.
História Administrativa: Com a Proclamação da República o poder administrativo municipal continua sendo exercido pelas Câmaras Municipais, agora denominado Conselho de Intendências, que governaram os municípios durante o período de transição das estruturas administrativas do Império para o regime republicano, mantiveram primordialmente as mesmas competências administrativas, a primeira Constituição Republicana de 1892 é omissa em relação ao poder municipal deixando essa questão para as Constituições estaduais. Em Santos, a Câmara Municipal, agora denominada Conselho da Intendência, continua desempenhando as mesmas funções administrativas no município, com mais autonomia do que a que possuía durante o Império, e ainda mesclando uma pequena atividade legislativa.
O Poder Executivo em Santos foi instalado a partir da eleição do primeiro Prefeito em 1908, encerrando o período de transição denominado “Intendências” que vigorou na transição do regime Imperial para o Republicano. Passando a responsabilidade da administração do município à Prefeitura. Contando inicialmente com uma pequena estrutura administrativa dividida em Diretorias, como por exemplo, Diretoria de Obras e Viação, para no decorrer do século XX com o crescimento populacional e econômico chegar a estruturas mais complexas e abrangentes das várias áreas da competência administrativa municipal com a criação de estruturas ao nível de Secretarias, que em diversas oportunidades foram ampliadas ou suprimidas.
Documentos Cartográficos.