• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    SETOR CARTOGRÁFICO



    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 Centro - Santos - Fone (13) 3213.1730 - E-mail: cartografia@fundasantos.org.br
    Horário de funcionamento das 9 às 17h.

    Data: a partir de 1880

    Produtores: Conselho da Intendência Municipal e Prefeitura Municipal de Santos.

    Procedência: O conjunto relativo ao Fundo Câmara (Intendências) foi recolhido juntamente com a documentação avulsa da Câmara Municipal de Santos após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Arquivo e Memória de Santos. O conjunto relativo ao Fundo Prefeitura foi transferido do Arquivo Geral da Prefeitura.

    Dimensão e Suporte: Plantas em tecido resinado e papel, acondicionadas em tubos de papelão, estantes de aço  e  mapotecas, totalizando aproximadamente 8.000 plantas. O conjunto está catalogado por ordem de data de produção e tipologia documental.

    Âmbito e Conteúdo: O conjunto é composto plantas arquitetônicas de Obras Particulares e Obras Públicas, descritos em forma de planta baixa, cortes, fachadas e perspectivas, além de levantamentos topográficos e mapas da região.

    Avaliação, eliminação e temporalidade: Documentos de guarda permanente.

    Condições de Reprodução: A reprodução fotográfica  (sem flash) é livre desde que realizada nas dependências do Arquivo guardando-se os referidos créditos.

    Estado de Conservação: A grande maioria dos documentos encontram-se em bom estado, apenas uma pequena parte encontra-se fragilizada pelo ataque de pragas, ação de tinta ferrogálica e ressecamento do suporte.

    História Administrativa: Com a Proclamação da República o poder administrativo municipal continua sendo exercido pelas Câmaras Municipais, agora denominado Conselho de Intendências, que governaram os municípios durante o período de transição das estruturas administrativas do Império para o regime republicano, mantiveram primordialmente as mesmas competências administrativas, a primeira Constituição Republicana de 1892 é omissa em relação ao poder municipal deixando essa questão para as Constituições estaduais.  Em Santos, a Câmara Municipal, agora denominada Conselho da Intendência, continua desempenhando as mesmas funções administrativas no município, com mais autonomia do que a que possuía durante o Império, e ainda mesclando uma pequena atividade legislativa.

    O Poder Executivo em Santos foi instalado a partir da eleição do primeiro Prefeito em 1908, encerrando o período de transição denominado “Intendências” que vigorou na transição do regime Imperial para o Republicano. Passando a responsabilidade da administração do município à Prefeitura. Contando inicialmente com uma pequena estrutura administrativa dividida em Diretorias, como por exemplo, Diretoria de Obras e Viação, para no decorrer do século XX com o crescimento populacional e econômico chegar a estruturas mais complexas e abrangentes das várias áreas da competência administrativa municipal com a criação de estruturas ao nível de Secretarias, que em diversas oportunidades foram ampliadas ou suprimidas.

    Documentos Cartográficos.

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café