• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    ARQUIVO PERMANENTE


     arquivopermanente.jpg


    Também conhecido como Arquivo Histórico, conta com uma documentação específica, mantendo sob sua responsabilidade, documentos de guarda permanente do Município de Santos, da época do Império até 1957.  

    O Arquivo Permanente abriga cerca de 60 mil documentos – 90% deles manuscritos, além de livros, testamentos, escrituras, mapas, registros e outros documentos que relatam os pormenores da história de Santos.  

    É neste arquivo que se encontra o mais antigo documento da cidade: um contrato para a pesca a baleia, datado de 1765. Há muitas outras raridades, como o convite de inauguração do Teatro Coliseu, uma nota fiscal do século XIX, obras de Martins Fontes e Vicente de Carvalho datadas de 1908, além de registros como de autorização do sepultamento de escravos no Cemitério do Paquetá.

    Fundos
    O acervo do Arquivo Permanente está separado em cinco fundos: Câmara, Intendência, Milícias da Marinha de Santos, Prefeitura e Fórum.   O Fundo Câmara engloba as atas da Câmara Municipal de Santos, livros de registro de ofícios, livros de cemitério e livros administrativos (impostos, receita, despesas). Existe, ainda, uma documentação avulsa, apenas separada por data.  

    O Fundo Milícias da Marinha de Santos reúne a documentação do antigo Corpo de Milícias do Litoral Paulista – Tropas da 2ª Linha, existente entre 1792 a 1832.  

    O Fundo Intendência reúne documentos administrativos do município de Santos, entre 1889 e 1907, período em que a cidade foi administrada pela Intendência.  

    O Fundo Prefeitura Municipal é formado pelos processos administrativos da Prefeitura de 1908 a 1957, como livros administrativos (impostos, receita, despesas) e livros de cemitério, ao passo que o Fundo Fórum é constituído pelos processos forenses com data-limite entre 1917 e 1970.  

    O Arquivo Permanente funciona desde 31 de outubro de 2006 na rua Amador Bueno, nº 61, Centro Histórico, Telefones (13) 3213-1730 das 9h às 17h. de segunda a sexta. O imóvel foi totalmente adequado para as funções, de forma a garantir a preservação do acervo e atender o público em condições ideais de conforto, atenção e eficiência.

    Índice simplificado do acervo dos fundos do Arquivo

    Elaborado segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade


    1) Fundo Câmara Municipal de Santos

    2) Fundo Intendência Municipal

    3) Fundo Prefeitura Municipal de Santos

    4) Coleção Costa e Silva Sobrinho



    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café