• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    Fundo Prefeitura Municipal de Santos

    3) Código de Referência: BR FAMS FPMS

    Título: Fundo Prefeitura Municipal de Santos

    Data Limite: 1908-1960

    Nível da Descrição: Fundo

    Dimensão e Suporte:  Aproximadamente 1108 metros lineares em papel, acondicionados em 5.997 caixas-arquivo e 18 metros lineares de documentos encadernados correspondendo a 385 livros, armazenados em estantes de aço.

    Produtores: Prefeitura Municipal de Santos

    História Administrativa: O Poder Executivo em Santos foi instalado a partir da eleição do primeiro Prefeito em 1908, encerrando o período de transição denominado “Intendências” que vigorou na transição do regime Imperial para o Republicano. Passando a responsabilidade da administração do município à Prefeitura. Contando inicialmente com uma pequena estrutura administrativa dividida em Diretorias, como por exemplo, Diretoria de Obras e Viação, para no decorrer do século XX com o crescimento populacional e econômico chegar a estruturas mais complexas e abrangentes das várias áreas da competência administrativa municipal com a criação de estruturas ao nível de Secretarias, que em diversas oportunidades foram ampliadas ou suprimidas.      

    Procedência: Documentos recolhidos pelo Arquivo Permanente por diversas transferências do Arquivo Geral da Prefeitura.

    Âmbito e Conteúdo: O conjunto é composto por documentos administrativos que dizem respeito a processos de obras públicas e privadas, cobrança de impostos, registro de cemitérios, desapropriações, certidões, além de outros tipos de requerimentos que retratam as atribuições do município e a dinâmica da vida cotidiana dos munícipes. Documentos encadernados relativos a Livros de Impostos, Livros de Protocolo, Livros de Arrecadação de Impostos e Emolumentos e outros.

    Avaliação, eliminação e temporalidade: Atualmente o conjunto passa por processo de avaliação com as Tabelas de Temporalidade fase de elaboração.

    Incorporação: Somente serão realizadas incorporações a partir da aprovação e publicação das Tabelas de Temporalidade.

    Sistema de Arranjo: Conjunto ordenado pelo sistema numérico-cronológico.

    Condições de Acesso – Sem restrições de Acesso, mas condicionada ao número do processo e ao ano.

    Condições de Reprodução - A reprodução fotográfica é livre desde que realizada nas dependências do Arquivo guardando-se os referidos créditos.

    Idioma – Português

    Instrumentos de Pesquisa – Não Possui

    Estado de Conservação – Boa parte dos documentos encontra-se fragilizada em razão da qualidade do papel,  pelo ataque de pragas e pela ação de tinta ferrogálica.

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café