• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    RESTAURO DE DOCUMENTOS


     







    20210903_120042.jpg


    A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) possui um laboratório completo para restauro de papéis e outros documentos, contando com profissionais especializados. Ele funciona dentro do Arquivo Permanente, e já foi responsável por resgatar obras importantes da cidade, como um desenho a carvão produzido pelo pintor Benedito Calixto, obra com mais de 100 anos de existência.  

    O setor trabalha com a higienização, pequenos reparos, encadernação e restauro dos livros e dos documentos pertencentes ao acervo da própria Fams e, em alguns casos especiais, executa tarefas para terceiros. Constitui-se num dos serviços mais interessantes e especializados da Fundação, cujo objetivo principal é a preservação dos arquivos.  

    O processo de recuperação inclui várias etapas, dependendo das condições do documento: higienização para retirada do sujidade do papel, realizada por meio do uso do pó de borracha e trinchas; banho, que vai depender do estado e da acidez do material; obturações e suturas, feitas com papel japonês e cola de metylan para cobrir buracos e rasgos etc.  

    Entre outros trabalhos já realizados, destaca-se a recuperação dos livros “História Geral das Bandeiras”, de Afonso de Taunay, “O Collar Partido”, de Martins Fontes, ambas edições do início do século passado que integram o acervo da Instituição, e a restauração de uma bíblia de 1763, impressa em alemão, pertencente ao acervo do Museu de Arte Sacra de Santos, que exigiu quase cinco meses de dedicação. 


     

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café