• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    PAINEL HOMENAGEM A CLAY GAMA DE CARVALHO


    108.jpg Em 1996, integrando a programação comemorativa aos 450 anos da cidade de Santos, a Prefeitura instalou no muro junto à entrada principal do Outeiro de Santa Catarina,  um painel criado pelo artista plástico santista Mário Gruber, em homenagem ao escritor, dramaturgo e poeta Clay Gama de Carvalho.  

    Durante o período da ditadura militar no Brasil, Clay havia se recolhido ao anonimato por conta da apreensão do manuscrito de sua obra "Literatura Americana no Exílio".   Feito em grés preto e branco, e ocupando uma área de 230 metros quadrados (48 metros de extensão e 4,8 metros de altura), o painel foi produzido artesanalmente com 1.452 azulejos decorados. Em cada um deles, desenhos de rostos estilizados de variados tamanhos.  

    Como forma de homenagear Clay Gama de Carvalho, Gruber utilizou a simbologia pretendendo duas leituras do painel: no geral, visto de longe, o trabalho tem aparência abstrata. Porém, à medida que as pessoas se aproximam e observam-no mais de perto, reconhecem que os "borrões" são, na verdade, rostos. Daí se percebe que é composto por figuras humanas. Segundo o artista isto significa o reconhecimento de alguém amigo dentro de uma multidão anônima. "A denúncia do personagem desconhecido como forma de homenagem a Clay Gama de Carvalho".  

    A mesma arte foi exposta em um painel da Biblioteca do Memorial da América Latina e também em uma exposição da Organização das Nações Unidas (ONU), pela democratização da África do Sul.

    109.jpg

     

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café