• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    HISTÓRIA ORAL, UM PROGRAMA QUE CUIDA DA MEMÓRIA SANTISTA


    Dar voz e visibilidade aos que dedicaram boa parte de suas vidas às atividades artísticas, culturais, esportivas, sociais ou políticas, tanto em projetos acadêmicos como em projetos institucionais, no Brasil e exterior. Construir e preservar a memória histórica da nossa cidade e as recordações de personagens, inclusive anônimos. Este é o Programa Memória-História Oral, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, que teve início em 2008. Com registro de mais de duas centenas de entrevistados, a metodologia de pesquisa utiliza técnicas de entrevistas e procedimentos de registro de narrativas da experiência humana.

    Os personagens são escolhidos por meio de pesquisa feita pelos especialistas da FAMS, dentro das temáticas abordadas na entrevista. Embora exista um roteiro básico de perguntas para os depoimentos, os entrevistdos  são deixados à vontade para falar. Além da memória ter a sua própria dinâmica, a história de vida de cada personagem ressalta aquilo que o entrevistado considera mais importante em sua própria trajetória.

    O programa se propõe a divulgar os conceitos e as técnicas de História Oral em nossa região. Para atingir esses objetivos são organizados cursos, oficinas e seminários. Dentro dessa proposta, já foram realizados cursos de capacitação em  conceitos, métodos e técnicas de projetos de História Oral, e dessas atividades já participaram estudantes, professores, jornalistas, advogados e profissionais de diversas áreas de Santos, do Litoral Paulista e do Vale do Ribeira.

    O Programa Memória-História Oral da FAMS tem parceria com o Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE), instituição que cede estúdio e equipamentos para a gravação das entrevistas.

    Para assistir às gravações na íntegra os interessados devem agendar a consulta, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, com antecedência mínima de 24h, pelo telefone 3213-1730 ou pelo e-mail historiaoral@fundasantos.org.br. As entrevistas têm duração média de 1h30 e devem ser assistidas no local (não é permitido o empréstimo de cópias do acervo), na seção de História Oral (Rua Amador Bueno, 61, Centro, Santos). A lista de entrevistados está disponibilizada em link especial abaixo.


    Confira lista de entrevistados:

    Lista de Entrevistados

    Artigo:

    José Esteves Evagelidis: A experiência da FAMS

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Email: sede@fundasantos.org.br

    Sede: (13) 3202-1240
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Arquivo Intermediário: (13) 3213-4570
    Arquivo Geral: (13) 3201-5015

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café