• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    MEMÓRIA ORAL


      
    duarte_ho.jpg
     
    andr_argolo.jpg 
      
    memoria_cristina-guedes-final-copia-1.jpg 
     

           
    O Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) existe desde o ano de 2004, e já entrevistou mais de três centenas pessoas que tiveram uma participação efetiva nas vidas artística, cultural, política, social e esportiva da cidade.    
           
    O objetivo amplo do Programa Memória-História Oral é o de preservar a história e memória de Santos por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos através de entrevistas e utilizando a metodologia da história oral.    
           
    A preocupação com a história e a memória da cidade se justifica pelo fato de Santos ter uma participação importante no desenvolvimento do estado de São Paulo. Atraídos pela riqueza gerada pelo porto, muitos estrangeiros se instalaram na cidade, e os que aqui ficaram foram aqueles que emigravam por conta própria para procurar emprego nas cidades mais ricas.    
          
     O maior grupo foi sempre o português, seguidos pelos espanhóis e, em menor número, italianos, sírio-libaneses e japoneses. Todos criaram instituições de cultura e beneficência, da qual a pioneira foi a Sociedade de Beneficência Portuguesa, fundada em 1859, seguida pelo Centro Español e Repatrición (1895), Real Centro Português (1895), Societá Italiana diBeneficenza (1897) e Sociedade Beneficente Syria (1904).          
     
    No esporte, desde o início do século XX, Santos marcou presença em quase todas as modalidades, tendo entre seus esportistas campeões paulistas, brasileiros, sul-americanos e mundiais. Nas áreas artística e cultural, a cidade contribuiu e ainda contribui com diversos artistas talentosos.
               
    As mais de trezentas entrevistas realizadas com diversas personalidades durante a existência do Programa Memória-História Oral da FAMS estão classificadas em oito áreas: Artes e Cultura, Diversidade Étnica, Educação, Esportes, Política, Porto, Sindical e Social, e estão à disposição para a consulta de pesquisadores e demais interessados.        
       
    Com vocação para tudo e para todos, a história oral procura o respeito às diferenças, facilitando a compreensão das identidades e dos processos de suas construções narrativas. Busca, ainda, recuperar parte da “aura” da arte de contar, perdida, segundo o pensador alemão Walter Benjamin, devido ao declínio de uma tradição e de uma memória comuns, que possibilitavam a existência de uma experiência humana coletiva, ligada a um trabalho e um tempo compartilhados em um mesmo local.     
          
    Para Benjamin, o narrador - ou, no caso da história oral, o entrevistado -, “figura entre os mestres e os sábios, pois pode recorrer ao acervo de toda uma vida (uma vida que não inclui apenas a própria experiência, mas em grande parte a experiência alheia. O narrador assimila à sua substância mais íntima aquilo que sabe por ouvir dizer). Seu dom é poder contar sua vida; sua dignidade é contá-la inteira”.

    Maiores informações:
    Telefone: (13) 3213-1730
    E-mail:historiaoral@fundasantos.org.br
    www.facebook.com/historiaoralsantos
    www.youtube.com/programamemoriahistoriaoral

    Confira lista de entrevistados (última atualização: 14/12/2021)
     

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 48 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café