• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    FAQ


    APRESENTAÇÃO | FAQ | PRODUTOS | SUPORTE | REPOSITÓRIO



    Como solicitar?
    Como renovar?
    Quando revogar?

    Quem pode revogar?

    Como revogar?
    Quanto custa?


    COMO SOLICITAR SEU CERTIFICADO DIGITAL?

    Escolha o tipo de Certificação que se adequa à sua necessidade, e-CPF (para pessoas físicas)
    e-CNPJ (para pessoas jurídicas);

    clicar em ADQUIRA SEU e-CPF
    ou
    clicar em ADQUIRA SEU e-CNPJ

    Nesta tela podem ser consultados os preços e prazos de validade de cada produto. Após escolher o produto (e-CPF ou e-CNPJ), clicar em SOLICITAR e preencher os dados do formulário. Após a finalização o interessado receberá um e-mail confirmando a solicitação e informando sobre a documentação necessária para a emissão do certificado.

    Concluída a solicitação clicar em AGENDAR. Preencher os campos do formulário de agendamento e escolher entre as datas disponíveis apresentadas pelo sistema.

    O interessado deve se apresentar na data agendada no primeiro horário compreendido entre o intervalo de 30 minutos reservado para o atendimento (ex: agendamento às 08:00 - 08:30 – comparecer às 8:00 horas)
    Se houver necessidade de alterar o horário agendado, basta preencher novamente os campos necessários para o agendamento.
    Em caso de não comparecimento na hora marcada, com tolerância de dez minutos de atraso, o horário será automaticamente cancelado pelo sistema. Se houver interesse, um novo agendamento poderá ser efetuado.

    IMPORTANTE

    Todos os documentos originais solicitados devem ser apresentados no ato da emissão do Certificado Digital. Para a emissão é necessário que o nome e o estado civil constantes no documento apresentado correspondam aos do banco de dados da Receita Federal do Brasil.


    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (original e cópia):

    e-CPF
    *1 foto (3x4) recente (Fica dispensada a entrega de fotografia se for apresentada cédula de identidade com foto emitida há, no máximo, cinco anos da data da validação presencial);
    * Cédula de identidade (Entende-se por cédula de identidade as carteiras instituídas por lei, desde que contenham foto e a elas seja atribuída fé pública em todo o território nacional: Carteira de Identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Identidade Profissional) ou passaporte (no caso de estrangeiros);
    *
    Cadastro de Pessoa Física – CPF (caso não conste no RG);
    *
    Comprovante de residência recente - emitido há, no máximo, três meses e em nome do(s) solicitante(s). Entende-se como comprovante de residência ou de domicílio contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, gás, telefonia fixa).
    *
    Título de eleitor (opcional);
    *
    PIS-Pasep (opcional);

    * CEI –
    Necessário para acesso no site da Caixa Econômica para Conectividade Social Caso sejam informados os dados dos documentos opcionais no ato do preenchimento da solicitação, o solicitante deverá apresentar à Autoridade de Registro (AR) cópias simples acompanhadas dos originais.
    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (original e cópia):
    e-CNPJ

    Documentação da Empresa


    Todos os documentos originais solicitados devem ser apresentados no ato da emissão do Certificado Digital. Para sua emissão, é necessário que o nome e o estado civil constantes no documento apresentado correspondam aos do banco de dados da Receita Federal do Brasil.


    *registro comercial (no caso de empresa individual);
    *ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor (todas as alterações contratuais ou o contrato consolidado) devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais ou civis, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    *CNPJ (prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);


    Caso o estatuto, contrato social ou documento equivalente de sua empresa, informe que o representante tributário cadastrado na Receita Federal não possa assinar isoladamente, será necessário que as pessoas citadas neste documento como representantes legais compareçam para validação presencial de posse de seus documentos.

    Documentação dos Representantes Legais

    *1 foto (3x4) recente (Fica dispensada a entrega de fotografia se for apresentada cédula de identidade com foto emitida há, no máximo, cinco anos da data da validação presencial);
    * Cédula de identidade (Entende-se por cédula de identidade as carteiras instituídas por lei, desde que contenham foto e a elas seja atribuída fé pública em todo o território nacional: Carteira de Identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Identidade Profissional) ou passaporte (no caso de estrangeiros);
    *
    Cadastro de Pessoa Física – CPF;
    *
    Comprovante de residência recente - emitido há, no máximo, três meses e em nome do solicitante. Entende-se como comprovante de residência ou de domicílio contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, gás, telefonia fixa).
    *
    Título de eleitor (opcional);
    *
    PIS-Pasep (opcional);  
    Caso sejam informados os dados dos documentos opcionais no ato do preenchimento da solicitação, o solicitante deverá apresentar à Autoridade de Registro (AR) cópias simples acompanhadas dos originais.


    ATENÇÃO:
    De acordo com as normas da ICP-Brasil, que regulamenta a certificação digital no Brasil, o representante tributário deverá comparecer para a validação presencial para a retirada do certificado e assinatura do Termo de Responsabilidade, não podendo esta validação ser realizada através de uma procuração ou um preposto. Caso o contrato social da empresa definir explicitamente que esse representante tributário pode assinar individualmente pela empresa, é desnecessária a presença de mais um dos sócios na assinatura presencial, na Autoridade de Registro, do termo de titularidade;

    Seu e-CNPJ somente poderá ser emitido com a apresentação dos seus documentos pessoais e após a sua validação presencial em um dos Postos de Validação, que arquivará a foto, uma das vias dos termos e as cópias dos documentos apresentados.


    COMO RENOVAR O SEU CERTIFICADO DIGITAL?

    Para realizar a renovação do Certificado Digital, é necessário preencher uma nova solicitação e fazer o agendamento eletrônico no site da FAMS (a renovação do Certificado Digital só poderá ser feita com horário marcado). Na referida data e horário agendados, é necessária a presença do solicitante, com a documentação (original e cópia)

    IMPORTANTE

    Todos os documentos originais solicitados devem ser apresentados no ato da emissão do Certificado Digital.
    Para sua emissão, é necessário que o nome e o estado civil constantes no documento apresentado correspondam aos do banco de dados da Receita Federal do Brasil.


    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (original e cópia):
    e-CPF
    *1 foto (3x4) recente (Fica dispensada a entrega de fotografia se for apresentada cédula de identidade com foto emitida há, no máximo, cinco anos da data da validação presencial);
    * Cédula de identidade (Entende-se por cédula de identidade as carteiras instituídas por lei, desde que contenham foto e a elas seja atribuída fé pública em todo o território nacional: Carteira de Identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Identidade Profissional) ou passaporte (no caso de estrangeiros);
    *
    Cadastro de Pessoa Física – CPF;
    *
    Comprovante de residência recente - emitido há, no máximo, três meses e em nome do(s) solicitante(s). Entende-se como comprovante de residência ou de domicílio contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, gás, telefonia fixa).
    *
    Título de eleitor (opcional);

    *
    PIS-Pasep (opcional);

    * CEI – Necessário para acesso no site da Caixa Econômica para Conectividade Social  Caso sejam informados os dados dos documentos opcionais no ato do preenchimento da solicitação, o solicitante deverá apresentar à Autoridade de Registro (AR) cópias simples acompanhadas dos originais.
    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (original e cópia):
    e-CNPJ

    Documentação da Empresa


    Todos os documentos originais solicitados devem ser apresentados no ato da emissão do Certificado Digital. Para sua emissão, é necessário que o nome e o estado civil constantes no documento apresentado correspondam aos do banco de dados da Receita Federal do Brasil.

    *registro comercial (no caso de empresa individual);
    *ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor (todas as alterações contratuais ou o contrato consolidado) devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais ou civis, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    *CNPJ (prova de inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas);


    Caso o estatuto, contrato social ou documento equivalente de sua empresa, informe que o representante tributário cadastrado na Receita Federal não possa assinar isoladamente, será necessário que as pessoas citadas neste documento como representantes legais compareçam para validação presencial de posse de seus documentos.

    Documentação dos Representantes Legais

    *1 foto (3x4) recente (Fica dispensada a entrega de fotografia se for apresentada cédula de identidade com foto emitida há, no máximo, cinco anos da data da validação presencial);
    * Cédula de identidade (Entende-se por cédula de identidade as carteiras instituídas por lei, desde que contenham foto e a elas seja atribuída fé pública em todo o território nacional: Carteira de Identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Identidade Profissional) ou passaporte (no caso de estrangeiros);
    *
    Cadastro de Pessoa Física – CPF;
    *
    Comprovante de residência recente - emitido há, no máximo, três meses e em nome do solicitante. Entende-se como comprovante de residência ou de domicílio contas de concessionárias de serviços públicos (luz, água, gás, telefonia fixa ).
    *
    Título de eleitor (opcional);
    *
    PIS-Pasep (opcional);  
    Caso sejam informados os dados dos documentos opcionais no ato do preenchimento da solicitação, o solicitante deverá apresentar à Autoridade de Registro (AR) cópias simples acompanhadas dos originais.


    QUANDO REVOGAR?
    Solicite a revogação de seu Certificado Digital:

    *      quando for necessária a alteração de qualquer informação constante nele;
         em caso de perda, roubo, modificação, acesso indevido, comprometimento ou suspeita de comprometimento da chave privada correspondente ou da sua mídia armazenadora;
    *     quando for constatada informação incorreta no Certificado Digital.


    QUEM PODE SOLICITAR A REVOGAÇÃO?

    A revogação de seu Certificado Digital pode ser feita somente por solicitação do(a):

    *      Titular do Certificado Digital;
    *      Responsável pelo Certificado Digital, no caso de equipamentos, aplicações e pessoas jurídicas;
    *      Empresa ou órgão, quando o titular do Certificado Digital fornecido por essa empresa ou órgão for seu empregado, funcionário ou servidor;
         AC  Autoridade Certificadora RFB;
         Autoridade de Registro vinculada à Autoridade Certificadora;
    *      Comitê Gestor da ICP-Brasil ou da Autoridade Certificadora Raiz. 


    COMO REVOGAR?

    A revogação de seu Certificado Digital pode ser feita de duas formas:

    *   Pela Internet 

    Utilize a senha de revogação (enviada para o e-mail no ato da solicitação do Certificado Digital);

    Importante: a revogação pela Internet será possível apenas com o uso da senha de revogação.

    1. 
    Acesse o link Revogar Certificados.
    2. Digite o CPF do titular do Certificado Digital e a senha de revogação;
    3. Selecione o Certificado Digital a ser revogado;
    4. Informe o motivo da revogação e confirme a solicitação eletrônica;
    5. Imprima a solicitação de revogação, assine-a e guarde-a;
    6. Clique em Enviar. O sistema revogará seu Certificado Digital e apresentará uma tela de operação bem-sucedida. O Certificado Digital revogado será incluído automaticamente na Lista de Certificados Revogados (LCR) e, então, o processo estará completo;
    7. Uma confirmação de revogação será encaminhada para o e-mail cadastrado no Certificado Digital.

    *     Pessoalmente

    Dirija-se ao posto de validação, munido de um documento de identidade, informando:

    1. Nome completo do titular do Certificado Digital;
    2. CPF e RG;
    3. Motivos da revogação requerida.

    O processo de revogação será executado por um Agente de Validação. Ao final do processo, o Agente fornecerá um documento com a solicitação de revogação, e uma confirmação de revogação será encaminhada para o e-mail cadastrado no Certificado Digital.


    QUANTO CUSTA O CERTIFICADO DIGITAL?

    Os valores variam  de acordo com o produto escolhido (e-CPF, e-CNPJ )
    para ver as opções. O pagamento é feito através de boleto bancário (entregue após a emissão do Certificado Digital).

    Importante:
    A senha
    de revogação (fornecida no ato da emissão do certificado) será enviada por e-mail e deve ser guardada em local seguro, pois ela será usada futuramente, caso queira revogar seu Certificado Digital.


    Mais informações no setor de Certificação Digital, que funciona no Arquivo Permanente, à Rua Amador Bueno, 61 – Centro Histórico.  Telefone (13) 3213-1730 ou e-mail: certficadodigital@fundasantos.org.br

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café