• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    Acervo Digital DOPS E DEOPS


     cabealho_dops.jpg 

    O acervo do DOPS Santos e DEOPS SP, com fichas, prontuários e dossiês de pessoas e organizações que foram alvo de vigilância desses órgãos, sob a guarda do Arquivo Público do Estado de São Paulo, pode ser consultado, em parte, no site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/menoriapolitica/fichas.php.

    A pesquisa revela o que ficou popularmente conhecido como os “fichados” pelo DEOPS. Ou seja, democratiza o Fundo DEOPS/SP, com as atividades da polícia política que funcionou de 1924 até 1983 e é hoje um dos arquivos da repressão político-social mais importantes do país. Tornou-se uma referência para todos os pesquisadores preocupados em conhecer a história dos movimentos sociais do século XX, durante os períodos democráticos e ditatoriais.

    Para realizar a pesquisa, após a página abrir basta escolher um dos filtros e preenchê-lo. É possível refinar a busca relacionando dois filtros ou mais.

    Lembramos que apenas parte da documentação desses acervos está disponível digitalmente. Por isso, o fato de não se encontrar documentação sobre determinada pessoa ou instituição nessa consulta não indica a inexistência dela no acervo. Também é possível encontrar registros que não remetam a nenhum documento digitalizado, que serão futuramente anexados ao banco.

    A consulta a essa documentação na íntegra é realizada em atendimento físico, no salão de consulta do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596, São Paulo, Capital, ao lado da Estação Tietê do metrô).

    Já a pesquisa sobre o acervo DOPS/Santos também pode ser realizada na sede do Arquivo Permanente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Rua Amador Bueno, 61, Centro, Santos), com agendamento mínimo de 24 horas, através do telefone 3213-1730.

    Se encontrar alguma dificuldade na pesquisa ou o registro buscado não está disponível, deve-se entrar em contato através do e-mail: deops@arquivoestado.sp.gov.br.

    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café