• 1 Acervo Iconográfico - Bondes
  • 1 Acervo Cartográfico - Paço Municipal
  • 1 Acervo Iconográfico - Vista Geral da Cidade
  • 1 Acervo Iconográfico - Praia do Boqueirão
  • 1 Acervo Iconográfico - Rua do Comércio
  • 1 Acervo Cartográfico - Teatro Guarany

    • Fundação Arquivo e Memória de Santos

      A Fundação Arquivo e Memória de Santos é uma instituição que trabalha no gerenciamento dos arquivos públicos da Prefeitura de Santos e com a memória documental e iconográfica da Cidade, garantindo a salvaguarda, a preservação e a disseminação desse patrimônio.

    PERGUNTAS FREQUENTES


    SOBRE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E PROCESSOS

    Onde encontro os documentos do município?
    A Fundação Arquivo e Memória de Santos, órgão da administração direta municipal, criada pela Lei Complementar Municipal nº 196, de 15 de dezembro de 1995, é a responsável pela organização, administração e guarda dos processos criados no âmbito da Prefeitura. Hoje, a Fams possui dois arquivo: o Intermediário (Rua da Constituição, 62 - Centro - Santos - SP), que guarda documentos de 1937 até os dias atuais e o Permanente (Rua Amador Bueno, 61), também chamado Arquivo Histórico, com documentos de 1936 para trás, iniciando-se praticamente no final do século XVIII. Aém disso, o Arquivo Permanente também abriga os departamentos cartográfico (plantas e mapas) e iconográfico (fotos e outras imagens), cujos acervos podem ser conhecidos nos links relacionados deste site.

    Como posso consultar esses documentos?
    Qualquer cidadão pode ter acesso os arquivos e solicitar uma consulta de processos, documentos, plantas, mapas ou imagens. Para isso basta se dirigir aos endereços (Arquivo Permanente - Rua Amador Bueno, 61) e Intermediário (Rua da Constituição, 62) e fazer, no atendimento, o pedido. Recomenda-se, entretanto, que se faça um agendamento por telefone (A.Permanente - 13 3213-1730 e A. Intermediário - 13 3223-4873), ou presencial, para facilitar a busca do documento, que requer uma demanda de tempo para retira-lo do acervo. Lembrando que o horário de funcionamento destes equipamentos é de segunda a sexta (exceto em feriados e pontos facultativos), das 9 às 17 horas.

    Eu posso levar o documento comigo ou tirar uma cópia?
    Todos os documentos arquivados na Fams são públicos e, portanto, podem ser consultados, mas não levados, em hipótese alguma (exceto por ordem judicial). Quanto a cópias, os pedidos devem ser feitos pelo Protocolo Central da Prefeitura, localizado no Poupatempo. O consulente, entretanto, pode tirar fotos do documento, desde que não haja restrição (no caso de documentos do século XVIII e XIX, que são frágeis a flashes fotográficos).

    Como eu faço para obter uma cópia de foto antiga da cidade?
    A pessoa interessada em obter imagens do acervo iconográfico da Fundação Arquivo e Memória de Santos deve agendar uma consulta prévia, onde irá escolher a foto, ou fotos, que deseja. As cópias têm um custo, tabelado pela Fams, dependendo da utilização, que pode ser comercial, para uso pessoal, acadêmico ou jornalístico. Esta cópia sempre será entregue no formato digital.

    Como eu faço para obter uma planta de processo de obras?
    O cidadão deve protocolar o pedido de cópia no Poupatempo. O processo é demandado para a Fams, que providencia a anexação do mesmo para que seja provienciada a cópia.

    Como faço para saber detalhes sobre a história da cidade?
    A Fundação Arquivo e Memória de Santos mantém na internet o site Memória de Santos (www.memoriadesantos.com.br), que possui mais de 600 artigos sobre fatos da história santista. Caso o detalhe desejado pelo interessado não esteja lá, ele pode entrar em contato com a Diretoria Técnica da Fams pelo telefone 13 3202-1240 ou pelo email imprensa@fundasantos.org.br e formular seu questionamento, que será respondido o mais rápido possível.

    Como faço para obter informações sobre imigrantes?
    A Fundação Arquivo e Memória de Santos não possui documentos que tenham relação como a imigração no Brasil. Muitas pessoas procuram a Fams com a finalidade de encontrar lista de navios de passageiros, certidôes de nascimento, casamento, obituário, etc. Mas estes tipos de documentos não fazem parte do nosso acervo. Para a questão da imigração, sempre indicamos que se procure o Arquivo Público do Estado de São Paulo (www.arquivoestado.sp.gov.br), o Memorial do Imigrante (www.inci.org.br) ou o Arquivo Nacional (www.arquivonacional.gov.br), instituições que mantém a guarda deste tipo de informação.

    Como faço para visitar os espaços culturais sob a responsabilidade da Fams? A Casa da Frontaria Azulejada e o Outeiro de Santa Catarina.
    Deve-se agendar as visitas pelo telefone 13 3202-1240 ou pelo email sede@fundasantos.org.br


    SOBRE A LEI DE ACESSO

    O que são informações?
    De acordo com o art. 4°, inciso I, da Lei nº 12.527/2011, informações são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato    

    O que é a Lei de Acesso à Informação?
    A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação – LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.

    Que tipo de informação os cidadãos podem obter pela Lei de Acesso?
    Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser regra e o sigilo exceção. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informação pública produzida ou custodiada pelos órgãos e entidades da Administração Pública. A Lei de Acesso, entretanto, prevê algumas exceções ao acesso às informações, notadamente àquelas cuja divulgação indiscriminada possa trazer riscos à sociedade ou ao Estado.

    Onde estão as informações e como podem ser acessadas?
    As informações estão no Portal da Transparência e também no site da Fundação Arquivo e Memória de Santos (www.fundasantos.org.br) , mas também podem ser solicitadas por telefone, carta, documento protocolado na Empresa ou pelo Serviço de Informação ao Cidadão - SIC. As consultas feitas pelo SIC no Portal da Fams são registradas e protocoladas, possibilitando o acompanhamento da tramitação.  



    Serviço


    A Fundação funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
    Sede: (13) 3202-1240 Email: sede@fundasantos.org.br
    Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Permanente: (13) 3213-1730
    Endereço: Rua Amador Bueno, 61 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.013.150
    Arquivo Intermediário: (13) 3223-4873
    Endereço: Rua Da Constituição, 62 - Centro Histórico, Santos - SP - CEP 11.015.471

    Parceiros

    Arquivo NacionalArquivo Público do Estado Prefeitura Municipal de SantosMuseu do Café