Últimas Notícias
DESFILE DA ESCOLA X-9 NA DÉCADA DE 1950
Friday 25 February 2022 - 11:20:34 | 2022
Desfile da Escola de Samba X-9 na Avenida Ana Costa, entre os Hotéis Atlântico e Parque Balneário no ano de 1955. Autor: José Dias Herrera.
CALENDÁRIO DA FAMS FAZ HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
Wednesday 23 February 2022 - 12:35:20 | 2022
Em homenagem ao Bicentenário da Independência, a Fundação Arquivo e Memória de Santos produziu o calendário 2022 que homenageia José Bonifácio, nosso herói nacional e patriarca da Independência, que teve papel determinante junto a D.Pedro I no processo da independência do Brasil. O calendário destaca ainda, o patrimônio histórico edificado do nosso Centro Histórico, com aquarelas da artista Letícia Passarelli.

Algumas paisagens foram escolhidas e reproduzidas em aquarela contemplando os doze meses do ano. A cada mês, o calendário destaca, em imagem e texto, um importante espaço histórico da cidade. Em janeiro, o Outeiro de Santa Catarina; em fevereiro, a Bolsa Oficial do Café, seguindo com Conjunto do Carmo, a Capela do Mont Serrat, o Santuário de Santos Antônio do Valongo e a Casa da Frontaria Azulejada. Há ainda, a Casa do Trem Bélico , o Monumento a Bartolomeu de Gusmão, o Monumento aos Andradas, o Palácio José, a Casa de José Bonifácio finalizando no mês de dezembro com o Pantheon dos Andradas.
JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADE E SILVA
José Bonifácio de Andrada e Silva teve papel fundamental na preparação e consolidação da Independência do Brasil. Era paulista, nascido em Santos no dia 13 de junho de 1763. Sua família era uma das mais ricas e importantes da cidade. Aos 21 anos partiu para estudar na Universidade de Coimbra, onde se especializou em Mineralogia. Já em 1822, quando ocupava o cargo de ministro de D. Pedro I, era chamado por seus partidários de "Pai da Pátria", "Timoneiro da Independência", "o Patriarca". Em vários jornais e publicações da época era reconhecido como um dos primeiros a protestar contra a política recolonizadora das Cortes, além de um dos líderes da campanha pela permanência do príncipe no Brasil.
Naturalista, estadista e poeta brasileiro, José Bonifácio, ficou conhecido como Patriarca da Independência por seu papel decisivo na Independência do Brasil. Em 11 de janeiro de 2018, foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil.
EXPOSIÇÃO DA FAMS HOMENAGEIA SEMANA DE 1922
Thursday 10 February 2022 - 12:27:48 | 2022
A Semana de Arte Moderna de 1922 chega ao seu centenário no mês de fevereiro. Em homenagem a esse importante movimento, a Fundação Arquivo e Memória de Santos traz a exposição virtual “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”. Considerada a primeira manifestação coletiva da história da cultura do Brasil, propondo um espírito de novidade em contraponto ao estilo conservador da arte e da cultura no país naquele momento.

A história desse icônico momento discorre em 10 painéis que contam um pouco desse período de muita agitação social, política, econômica e cultural no Brasil. Entre os organizadores da Semana de Arte Moderna podemos citar Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Ao longo do século XX a Semana de Arte Moderna teve o seu valor histórico reconhecido e foi considerada o marco inicial do Movimento Modernista brasileiro.
Acesse o link http://www.fundasantos.org.br/page.php?273 e confira a exposição completa!!!
INSTITUTO ESCOLÁSTICA ROSA NA DÉCADA DE 1940
Monday 07 February 2022 - 14:14:25 | 2022
Instituto D. Escolástica Rosa.na década de 1940. Inaugurado em 1° de janeiro de 1908, surgiu como uma obra de benemerência, para abrigar meninos pobres e órfãos da cidade, que deveriam receber educação, cultura e uma profissão, como determinava o testamento de João Octávio dos Santos, o idealizador desse projeto. Autor desconhecido.
FAMS RECEBE DA PREFEITURA O OUTEIRO DE SANTA CATARINA RESTAURADO
Monday 31 January 2022 - 14:14:09 | 2022
Mais um patrimônio histórico do Centro de Santos foi restaurado. Trata-se do edifício que representa o marco do início do povoamento da Vila de Santos, o Outeiro de Santa Catarina. A obra de restauro no edifício, situado na Rua Visconde do Rio Branco, foi entregue pela vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, á Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), na sexta-feira (28), em comemoração aos 476° anos da Cidade.
Durante a cerimônia de entrega do Outeiro, o diretor-presidente da Fams, Luiz Dias Guimarães, destacou a importância desse equipamento para história da Cidade e sobre o retorno da sede administrativa para o local. “O local abrigará novamente a sede da Fams. Será reaberto em breve ao público, que poderá participar de visitas monitoradas e atividades lúdicas e culturais durante os fins de semana”.
Assinado pelo arquiteto Ney Caldatto, o projeto restaurou todas as fachadas e a parte interna da edificação; reestruturou os pavimentos de acesso e colocaram novos elevadores que viabilizam a acessibilidade a Casa de João Éboli. “O Outeiro é o marco de onde começou a cidade. O projeto manteve características originais da edificação contrastando com o moderno, tendo a preocupação com acessibilidade ao prédio”, comentou o arquiteto. O projeto, custou R$ 3,2 milhões, sob fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), foram custeados pelos Terminais Ageo por meio de Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc).
OUTEIRO DE SANTA CATARINA
No século XVI, Luis Góis e sua esposa Catarina de Aguillar ergueram, na base do pequeno morro, a Capela de Santa Catarina de Alexandria, junto à qual foi construída, em 1543, a primeira Santa Casa do País. Entre 1880 e 1884, o médico italiano João Éboli mandou construir uma casa acastelada no bloco de rocha que restou do monte. Em 1922, a Câmara Municipal reconheceu o Outeiro de Santa Catarina como sendo o marco inicial do povoamento da Cidade.