Últimas Notícias
Calendário Fams 2023 traz os 50 anos da Sabesp e a história do saneamento em Santos
Tuesday 10 January 2023 - 15:21:40 | 2023
Desejando #Feliz2023, porque o ano só está começando, a Fundação Arquivo e Memória de Santos distribui o Calendário de 2023, com o tema 50 anos da Sabesp na Cidade.
A peça traz imagens de Saturnino de Brito, o engenheiro sanitarista idealizador da rede santista de saneamento e dos nossos famosos canais, e fotos históricas, como a da inauguração dos primeiros trechos de canais, em 1907, na Av. Pinheiro Machado, o canal 1, com grande festa e a presença do então presidente Jorge Tibiriçá.
Além de fotos antigas e atuais, o Calendário tem ilustrações em bico de pena do artista Mazinho, para contar a história do saneamento em Santos, que foi essencial para o desenvolvimento econômico e social do Município.
Primeira charge de Pelé publicada em A Tribuna, em 17/7/1957
Friday 06 January 2023 - 13:05:00 | 2023
A Fundação Arquivo e Memória de Santos encontrou no acervo do chargista Dino, falecido em 1996, cópia da primeira charge de Pelé publicada em A Tribuna, em 17/7/1957, considerada a primeira do Rei do Futebol no mundo.
A imagem mostra o então jovem atleta vestindo a camisa do Brasil e usando fraldas, numa referência a pouca idade do craque. Foi publicada acompanhando a matéria ‘Pelé, o recordista mundial da juventude’, poucos dias depois do jogador vestir a camisa 10 do Santos Futebol Clube.
Chargista, cartunista, caricaturista, ilustrador e jornalista, Dino trabalhou em A Tribuna por 55 anos. Também ilustrou o livro ‘Jogando com Pelé’, de autoria do Rei, de quem foi amigo.
No ano passado, a Fundação Arquivo e Memória de Santos adquiriu parte do acervo de Dino, com 250 charges do artista.
Chargista, cartunista, caricaturista, ilustrador e jornalista, Dino trabalhou em A Tribuna por 55 anos. Também ilustrou o livro ‘Jogando com Pelé’, de autoria do Rei, de quem foi amigo.
No ano passado, a Fundação Arquivo e Memória de Santos adquiriu parte do acervo de Dino, com 250 charges do artista.
Praia do Gonzaga na década de 1940
Thursday 05 January 2023 - 11:36:20 | 2023
Vista da Praia do Gonzaga em dia de movimento. Guarda-sóis numerados indicavam os pontos de fotógrafos lambe-lambe, aluguel de bicicletas e bóias para banho. A praia do Gonzaga foi uma das primeiras a ser visitada. A frequência começou em 1888, quando Antônio Luiz Gonzaga, que depois daria o nome à praia e ao bairro, abriu um boteco que se tornou parada obrigatória dos bondes puxados por burros que iam àquela região. Logo o local se transformou em pousada para turistas e serviços como cabines de banho, e hotéis começaram a ser construídos.
115 anos do Instituto Dona Escolástica Rosa
Monday 02 January 2023 - 15:14:06 | 2023
Em 1° de janeiro de 1908 foi inaugurado o Instituto Dona Escolástica Rosa, uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade de Santos. Idealizado por João Octávio dos Santos, o local foi criado para abrigar meninos em situação de vulnerabilidade social na cidade, que deveriam receber educação e formação profissionalizante.
Dentre os diversos fatos que marcaram a história da instituição, destaca-se que em 1933, o Dr. Armando de Sales Oliveira, então interventor federal no Estado, promulgou o Decreto nº 6.222, que criava a Escola Profissional Secundária Mista (meninos e meninas) em Santos. No
dia seguinte, Dr. Valdomiro Silveira, secretário da Educação e Saúde Pública, firmou o contrato com a Irmandade da Santa Casa de Santos, mantenedora da instituição, para a instalação e funcionamento da unidade escolar então criada. Desta forma, o Escolástica Rosa passou a oferecer um dos primeiros cursos técnicos profissionalizantes e oficias do país.
A partir do início dos anos 2000, a escola, até então mantida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, passou a ser vinculada ao Estado de São Paulo. Com isso, tornou-se uma ETEC, passando a fazer parte do grupo de escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza.
Na foto, vê-se a fachada do Instituto Dona Escolástica Rosa em julho de 1943.
Vista da Praça da República e do Prédio da Alfândega na década de 1960.
Wednesday 21 December 2022 - 10:47:50 | 2022
Maior unidade aduaneira do país, com jurisdição sobre 24 municípios (de Bertioga até a divisa com o Paraná), a Alfândega de Santos ocupa um prédio com 12.350m², inaugurado em 1934. Possui arquitetura eclética, com influência art-déco.
*Autor: José Dias Herrera