Últimas Notícias
Fundação Arquivo e Memória de Santos faz parceria com Arquivo de Portugal para enriquecer história sobre Braz Cubas
Thursday 28 September 2023 - 10:24:56 | 2023
Os primeiros passos para conhecer mais sobre o fundador de Santos foram dados nesta quarta-feira (dia 27), na cidade do Porto, em Portugal, onde nasceu Braz Cubas.

Em reunião no histórico edifício D. Henrique Infante, sede do Arquivo Histórico Municipal, o diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Luiz Dias Guimarães, que integra a missão liderada pelo prefeito Rogério Santos, reuniu-se com a diretora da Divisão de Arquivos, Maria Helena Braga, e a historiadora Paula Cunha, quando estabeleceram os primeiros passos para a troca de informações sobre o portuense Braz e sua família, tradicional na cidade-irmã de Santos.

"No Porto, os Cubas instalaram uma Misericórdia, como em Santos", comentou Guimarães. "Agora vamos reunir todas as informações históricas disponíveis para enriquecer ambos os acervos". Durante a visita, o presidente da fundação santista teve acesso à reprodução de uma ata para a constituição da Misericórdia do Porto assinada por, entre outras pessoas, Nuno Rodrigues, avô de Braz Cubas.
Colonização – Portuense nascido em 1507, Braz Cubas, navegador e explorador, veio com Martim Afonso de Souza em 1532 para dar início ao processo de colonização do Brasil e com a missão de fundar vilas e formar povoados no Litoral de São Paulo.
Cubas recebeu as terras definidas como a cidade de Santos. Iniciou o povoamento deste lugar nas proximidades de um pequeno morro conhecido hoje como Outeiro de Santa Catarina, tendo este nome por causa de uma capela construída na base deste pequeno morro com o nome de Capela de Santa Catarina. O espaço urbano onde Braz Cubas iniciou o povoamento é conhecido como Centro Histórico.
Ocupação - Ao iniciar a ocupação do lugar, além de construir a Capela de Santa Catarina, Braz Cubas ergue um pelourinho onde eram fixados os editais, as leis e as normas que os moradores deviam seguir, transfere o porto do lugar que conhecemos como Ponta da Praia para a região onde se formava o povoado, cria também o Engenho dos Erasmos ainda na década de 1530, do qual ainda existem ruínas e referências de sua existência, na Zona Noroeste, e, em 1543, funda a Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, que seria a primeira das Américas.

Em 1546, Braz Cubas assina um documento chamado Foral de Vila, que eleva o povoado à categoria de Vila. A Vila de Santos foi elevada à categoria de cidade, em 26 de Janeiro de 1839.

Filho de João Pires Cubas e Isabel Nunes. Teve quatro irmãos: Catarina, Antonio, Francisco e Gonçalo Cubas, que também vieram na expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza. Braz Cubas faleceu em março de 1592, em sua cidade natal.
Visita interativa ao Outeiro de Santa Catarina é opção durante a Primavera Criativa
Thursday 21 September 2023 - 10:30:37 | 2023
Quem estiver no Centro Histórico neste sábado (dia 23) e domingo (dia 24) para a 3ª edição da Primavera Criativa tem também a opção de participar da visita interativa ao Outeiro de Santa Catarina com o personagem pirata Bob Cavendish.

Interpretado pelo ator Beto Vieira, ele conduz os visitantes a uma viagem ao passado, quando se formaram o povoado e a Vila de Santos, em meados de 1.540.
O passeio é voltado para toda a família e dura cerca de 40 minutos. Além de conhecer a história de Santos de forma divertida, o visitante tem acesso à casa acastelada construída pelo médico italiano João Éboli, atual sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos, e entra na Gruta de Santa Catarina, onde o antigo proprietário abrigava os escravizados em fuga.

Para fazer a visita interativa aos sábados e domingos não é necessário agendamento. Basta chegar às 11h ou às 14h. O Outeiro de Santa Catarina fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48. A entrada é gratuita.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.
Casa da Frontaria Azulejada reúne indústria do casamento em evento neste final de semana
Thursday 14 September 2023 - 10:33:18 | 2023
A indústria das festas de casamento e de debutantes vai tomar conta da Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico, neste sábado (16) e domingo (17), com o Encontro Véu & Gravata, que acontece das 14h às 20h.

O evento vai reunir no mesmo espaço vários produtos e serviços comuns nestas festas como: vestidos, maquiagem, buffet, fotos e vídeos, transporte, decoração, floricultura, bandas, DJS, agência de viagem entre outros.
Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), esse setor deve movimentar em 2023 cerca de R$ 40 bilhões no País, uma vez que a retomada destas reuniões foi consolidada após a pandemia da Covid-19.
“A ideia é facilitar a vida das noivas e debutantes que estão planejando seus eventos. São dias muito esperados que merecem toda a atenção e cuidado”, destaca a organizadora Vanessa Alcalai.
A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 96, Centro Histórico. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de Santos. A realização é da Véu & Gravata.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/
Visita interativa ao Outeiro de Santa Catarina é opção durante feriado prolongado
Wednesday 06 September 2023 - 10:37:11 | 2023
Quem estiver na Cidade durante o feriado prolongado, poderá conhecer a história de Santos de um jeito divertido. A visita interativa ao Outeiro de Santa Catarina, marco inicial da povoação de Santos, vai funcionar de quinta-feira (dia 7) a domingo (dia 10), sempre com duas sessões: às 11h e às 14h.

O passeio é comandado pelo personagem pirata Bob Cavendish, interpretado pelo ator Beto Vieira, que conta a história O Tesouro do Pirata sobre a formação da Vila de Santos. No enredo não faltam ataques piratas, devoção à Santa Catarina de Alexandria, uma casa em forma de castelo e uma gruta, onde o antigo proprietário da casa dava guarida aos escravizados.
O tour leva 40 minutos e agrada a toda família. Não é necessário agendamento. É só chegar na hora da sessão. O Outeiro de Santa Catarina fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico. A entrada é gratuita.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Confira todas as ODS
Casa da Frontaria Azulejada recebe Parampara Yoga Festival neste sábado (dia 9)
Wednesday 06 September 2023 - 10:34:52 | 2023
Para quem gosta de yoga ou quer conhecer melhor sobre a prática, a Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico, vai receber neste sábado (dia 9) o Parampara Yoga Festival, das 10h às 22h. A programação é gratuita e inclui yoga para crianças e adultos, meditação, música e dança indianas, teatro, economia criativa e culinária vegana.

Com profissionais de diferentes especialidades, o festival vai abordar temas da filosofia do yoga, meditação, bem estar, saúde, autoconhecimento e espiritualidade.
A abertura acontece às 10h. Às 10h20 terá meditação para adultos e às 11h para crianças. Às 12h será a vez dos Contos da Índia para o público em geral. A partir das 13h30, ocorrem as performances artísticas com música e dança clássicas indianas. O teatro será às 14h30 e trará a temática da Conscientização dos Direitos Animais. A partir das 16h30 tem ashtanga yoga, yoga dance & DJSet e show Kirtan, com cantos e mantras.
“É um encontro que busca gerar diversão, conhecimento e conexões profundas entre os participantes”, destaca a idealizadora Vanessa Sandrini. Parampará em sânscrito significa 'transmissão oral dos conhecimentos', ainda muito valorizada na cultura indiana. A entrada é gratuita. A Casa da Frontaria Azulejada fica na Rua do Comércio, 96, Centro Histórico.
O evento é uma realização da Goa Experiências Culturais com parceria da Caiçara Vegan Fest e apoio de Jucaí, Ekomat, Meditakids, Aliança do Yoga, Fundação Arquivo e Memória de Santos, Nanna Banana, Swami ViveKananda Cultural Centre e Consulado Geral da Índia – São Paulo.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/