Últimas Notícias
FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS APRESENTA OS PRIMEIROS RESULTADOS DO PROJETO "VOZ DOS IMIGRANTES
Monday 10 December 2018 - 16:12:16 | 2018
A Fundação Arquivo e Memória de Santos, por meio de seu programa “Memória-História Oral” apresenta ao público, nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, a primeira fase do projeto "Voz dos Imigrantes", que tem por objetivo coletar entrevistas com imigrantes dos mais representativos grupos estrangeiros da cidade de Santos.
A primeira fase do projeto contemplou os imigrantes portugueses, reunindo 12 entrevistas com personalidades lusitanas radicadas na cidade, como o presidente do Real Centro Português, José Duarte Alves e o empresário Vasco de Frias Monteiro , assim como personagens do cotidiano, como dona Isabel da Paixão Andrade, bordadeira do Morro do São Bento.As entrevistas ocorreram durante todo o ano de 2018, produzidas pela equipe do Memória Oral da Fams, coordenada pelo jornalista José Esteves Evagelidis, tendo ainda na produção a jornalista Fernanda Passos e o operador de câmera, João Alfredo Andalaft, que é estagiário do projeto em convênio com o curso de cinema da Universidade São Judas – Campus Unimonte.“A idéia é avançarmos, em 2019, nas entrevistas com outros grupos estrangeiros, como os espanhóis, japoneses e italianos. Este é um programa amplo que promete resgatar memórias importantes, que nos ajudarão a compreender a ocupação santista do ponto de vista destas pessoas”, disse José Esteves. O diretor técnico da Fundação Arquivo e Memória, Sergio Willians, afirmou que o programa Memória História Oral é uma ferramenta de suma relevância para os pesquisadores da história regional, pois traz uma carga de informação diferenciada, alternativa às informações jornalísticas ou oficiais. “A carga de dados de cada entrevista possui um valor incomensurável e ajuda, muitas vezes, a elucidar certos fatos do passado, pois não passam pelos filtros de censura normalmente existentes nos meios de comunicação e nos órgãos oficiais”.
Sobre o Programa Memória História Oral
O Programa Memória-História Oral da Fundação Arquivo e Memória de Santos foi criado em 2004, e já conta com mais de três centenas de entrevistas com pessoas que contribuíram efetivamente na artística, cultural, política, social e esportiva da cidade santista. Seu objetivo principal é o de preservar a História e Memória de Santos por meio da produção e conservação de novos documentos, colhidos através de entrevistas e utilizando a metodologia da História Oral.Em 2019, nos quinze anos do programa, estão sendo previstas algumas ações comemorativas. O projeto tem recebido importante contribuição da Câmara Municipal de Santos, por intermédio da vereadora Audrey Kleys, que destinou emenda parlamentar para seu incremento, como a compra de um equipamento de informática para edição e a viabilização da estrutura de gravação. Em 2019, a vereadora já pontuou novo aporte, visando os festejos de 15 anos.
Sobre o evento
A apresentação do Programa Memória História Oral acontece a partir das 20h no Salão Camoniano do Centro Cultural Português (Rua Amador Bueno, 188, Centro, Santos), e contará com a participação do Coro Cênico Céu da Boca, da Secretaria de Educação de Santos.