Últimas Notícias
FAMS COMEMORA 26° ANIVERSÁRIO COM FOTO HISTÓRICA
Thursday 16 December 2021 - 12:39:04 | 2021
Em comemoração ao 26° aniversário da Fundação Arquivo e Memória de Santos disponibilizamos essa imagem histórica da inauguração do Arquivo Permanente da Fams.
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) foi criada em 15 de dezembro de 1995, pela Lei Complementar Municipal nº 196, com o objetivo de "formular a política referente à memória não-edificada e arquivo do município, orientando, incentivando e patrocinando atividades que visem a um maior acesso da população santista às informações do município" (inciso I, do artigo 3º).
A história da Fams, contudo, começou em 1992, quando da criação do Centro de Memória de Santos, seção vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. No ano seguinte, em abril, uma ampla reforma administrativa transformou-o no Centro de Memória Cultural, com vínculo, desta vez, à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Em dezembro de 1994 ocorreram novas mudanças. O setor passou a denominar-se Centro de Memória e Arquivo e ficou subordinado, então, à Secretaria Municipal de Administração.
Por conta das experiências bem sucedidas no desenvolvimento de metologias para organização na área de arquivos, a Prefeitura Municipal de Santos decidiu conferir ao Centro de Memória maior autonomia administrativa, assim como dispositivos que garantissem maior agilidade para a contratação de recursos humanos e técnicos, além de facilidade para a busca de recursos financeiros. Nascia, desta forma, em 1995, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).