Últimas Notícias
Preservação da Memória de Santos é tema de palestra no Rotary José Bonifácio
Presidente da Fams abordou a restauração, preservação e divulgação da história local
Conforme explicou, a fundação agora integra o Conselho Nacional de Arquivos, representando os municípios brasileiros; oferece assessoria técnicas para outras cidades da região e vem estabelecendo parcerias com entidades de vários estados. “A Fundação vai inclusive ceder imagens de fatos ocorridos em Fernando de Noronha, que nem o governo de Pernambuco dispõe”, frisou.
A qualidade do trabalho realizado pela Fams, prosseguiu a presidente, pode ser avaliada pelos resultados já obtidos pelo setor de captação de recursos para projetos locais, criado no ano passado - 10 mil dólares (cerca de R$ 20 mil) da Fundação David Rockefeller, dos Estados Unidos, e 6 mil euros (cerca de 18 mil reais) do programa Dessarollo de Archivos Iberoamericanos (ADAI), de Madri (Espanha).
O primeiro refere-se ao Projeto Resgate das Fontes Documentais para a História de Santos, que visa microfilmar documentos antigos e raros sobre Santos, hoje dispersos em várias instituições do Brasil, e o outro destina-se ao desenvolvimento do projeto Organização, Conservação e Divulgação do Fundo José Herrera (1937-1980), envolvendo 19.117 negativos que mostram o trabalho, de 1930 a 1990, do mais antigo repórter fotográfico em atividade no País.
O setor de publicações da Fams também foi destacado por Cristina Guedes, citando os livros Monumento aos Andradas, editado em parceria com o governo da França, e Caminhos da Memória, voltado aos estudantes, que apresenta pequena história sobre 28 prédios históricos do Centro.
__23-11-07__