Últimas Notícias
Antônio Vargas inaugura exposição no Espaço Cultural da Fams
Exposição Ayvu-Rapytá - Retratos de uma civilização poderá ser visitada até dia 18 de janeiro
Em 34 painéis, será possível apreciar flagrantes de rituais sagrados, cotidiano das comunidades, festas e práticas esportivas, nos quais o fotógrafo destaca cores e formas que caracterizam belezas da cultura indígena. O espaço cultural receberá iluminação e efeitos sonoros especiais, de forma a criar um ambiente diferenciado – na inauguração, haverá apresentação do Coral Indígena de São Sebastião. De acordo com Vargas, a proposta da exposição é aproximar o público de algo tipicamente brasileiro. "Não há nada que retrate melhor quem somos do que a cultura indígena, pois é o início de tudo".
Esta é a segunda exposição sobre índios produzida por Vargas – a primeira, Brasilidade, percorreu há dois anos diversas cidades do estado e foi apreciada por cerca de 100 mil pessoas. Além da Fams, a mostra Ayvu-Rapytá conta com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Turismo, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fusão Digital e Nunes Bambus.
Vargas - Ganhador em 1978 e 1999 do Concurso Internacional da Nikon, um dos mais importantes do mundo, e responsável por um trabalho que inspirou gerações de profissionais, Vargas começou na fotografia aos 20 anos, ao ser apresentado a Massao Chida, um dos fundadores do Foto Amigos de Santos e homem que mudaria sua vida. Dez anos depois, ele abandona o emprego e passa a se dedicar á fotogafia. Realizou trabalhos na TV Globo, TV Tupi, SBT, Jornal A Tribuna e Agência Folha de Notícias, prestando serviços para as editoras Abril e Vecchi. Também produziu capas de LPs nas gravadoras Continental e CBS, entre outras.