Últimas Notícias
Declarações de compromisso com a história santista marcam festa da FAMS
Declarações explícitas de amor à Cidade e compromissos pessoais para garantir a preservação da memória local e ampliar a disseminação da história santista foram a tônica da solenidade em comemoração aos 10 anos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), realizadas no final da tarde de quinta-feira, dia 15, na praça do Outeiro de Santa Catarina, onde funciona a sede da instituição, transformada em um verdadeiro salão de festas.
Para caracterizar o cenário histórico, uma vez que a área do outeiro é marco da fundação da Vila de Santos, jovens com roupas de época e caracterizados como personagens da história local circularam entre os convidados, recepcionados pela música do grupo de chorões Cinco Amigos - a parte musical se completou com o Vocal Simonian. Os jovens são atores contratados pela Agência de Turismo Grão Brazil para se apresentarem semanalmente na Fams e outro grupo pertence ao Projeto Talentos em Ação, da ong Proeco, com a qual a fundação mantém parceria para atividades relacionadas à história santista.
As dependências da sede da Fams ficaram abertas para que a população pudesse conhecer o prédio, reformado recentemente pela Prefeitura, cujas obras foram oficialmente entregues durante a solenidade. Historiadores da Fams ficaram à disposição do público, promovendo visitas monitoradas à casa acastelada, construída na década de 1880 pelo médico italiano João Éboli.
A presidente da Fams, homenageada na oportunidade pela ong Proeco, reafirmou sua determinação em tornar os serviços desenvolvidos pela fundação e a área do outeiro mais conhecidos e próximos da comunidade – a praça, inclusive, já está franqueada para atividades culturais, como lançamento de livros, apresentações musicais, aulas abertas e encenações. Ela agradeceu ao chefe do Executivo pelo apoio à fundação e lhe entregou uma escultura do artista Fernando Valente, na qual foi afixada placa de agradecimento ao ‘Prefeito Amigo da Fams’.
‘AMIGOS DA FAMS’ - Peças semelhantes, que reproduzem vista lateral da casa e do outeiro, foram ainda entregues a duas personalidades santistas, agraciadas com o título de ‘Empresário Amigo da Fams’: Virgílio Pina, presidente da Multicargo, e Roberto Clemente Santini, diretor-executivo de A Tribuna – o terceiro homenageado, o empresário Omar Laino, não enviou representante, pois faz questão de receber a escultura, quando retornar de viagem. Também foram homenageados com a peça artística os ex-presidentes da fundação Reinaldo Martins (1995-1997), Ernesto Papa (1998-2001) e Wânia Seixas (2002-2004). Eles frisaram a importância do trabalho da Fams na preservação da memória santista e reconheceram que a experiência do cargo foi decisiva para, mesmo desligados da fundação, continuarem a atuar na disseminação da história local.
Durante a cerimônia, foi feito o lançamento do livro Santos - o Centro Histórico, o Porto e a Cidade, escrito pelo jornalista Sérgio Vilas Boas, presente à solenidade, e produzido pela Editora Horizonte Geográfico. A obra foi lançada ontem, dia 16, na Livraria Martins Fontes.
__16-12-05__