Últimas Notícias
Prefeitura publicará livro sobre os 100 anos dos canais
A Prefeitura editará um livro alusivo aos 100 anos da construção do sistema de drenagem de Santos, obra do engenheiro Saturnino de Brito que traçou as diretrizes efetivas para o desenvolvimento do Município. O anúncio foi feito pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, que na manhã do dia 14, assinou decreto instituindo o regulamento do concurso para a escolha da logomarca alusiva às comemorações do centenário, durante a solenidade de lançamento oficial do site www.canaisdesantos.com.br, nas dependências do Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, do Paço.
Conforme explicou, “é obrigação do poder público publicar obras que resgatem a história local e a preservem para as futuras gerações”, acrescentando a intenção de publicar a obra até 2007, ano em que se comemora o centenário da inauguração do canal 1, o primeiro a entrar em funcionamento. Papa lembrou que os últimos 100 anos foram os mais ricos em termos de desenvolvimento de Santos, creditando esse impulso à obra de Saturnino de Brito. “O santista tem uma ligação profunda com os canais, quer cultural ou sentimental, por serem verdadeiras referências para a Cidade”, prosseguiu.
Para o secretário de Governo, Márcio Lara, as comemorações estimulam uma ampla reflexão sobre a importância das obras de saneamento na Cidade e sobre a necessidade de aprimorar o sistema, que garantirá importantes efeitos sobre o meio ambiente. Já a jornalista Sandra Perruci, responsável pela produção do site, criado em forma de revista eletrônica, lembrou que o conteúdo será atualizado regularmente e será ampliado a fim de garantir o interesse dos internautas.
A vereadora Cassandra Maroni Nunes, presidente da Comissão Especial de Vereadores criada para as comemorações do centenário dos canais, frisou que o site populariza a informação, ao disponibilizar e-books reproduzindo livros raros, que dificilmente a população teria acesso - O Município de Santos perante a Comissão de Saneamento, escrito por Alberto Sousa e editado em 1914, registrando a polêmica entre a Câmara de Santos e Saturnino de Brito a respeito da construção dos canais; e a Planta de Santos, trabalho do engenheiro sobre seu projeto de saneamento, editado em 1915.
LOGOMARCA - A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams, R. Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico) já está recebendo inscrições para o concurso visando à escolha da logomarca alusiva às comemorações dos 100 anos dos canais. A ficha de inscrição pode ser obtida no site ou preenchida na própria Fams – o prazo expira no dia 15 de fevereiro.
A logomarca escolhida, assim como seu autor, será conhecida no dia 1º de março de 2006, já estando marcada para o dia 15 desse mês a premiação e a abertura de exposição com os trabalhos selecionados pela comissão julgadora. O autor do trabalho classificado em primeiro lugar receberá um notebook, a ser ofertado por patrocinadores.
__14-12-05__