Últimas Notícias
FAMS organiza importante acervo fotográfico com recursos internacionais,
Com objetivo de preservar 19.162 negativos fotogrados pelo repórter-fotográfico José Dias Herrera (foto), projeto foi aprovado em março de 2007, e recebeu cerca de 18 mil reais do programa Desarrollo de Archivos Iberoamericanos, de Madri (Espanha).
“Foram realizadas desde ações de higienização e acondicionamento dos documentos até a organização arquivística com a produção de instrumentos de pesquisa”, explicou Marcelo Mathias, coordenador do acervo iconográfico da Fams e responsável pelo tratamento técnico. A verba procedente da Espanha foi destinada à aquisição de embalagens adequadas à guarda permanente dos negativos e de material de consumo, dando continuidade à tarefa de higienização. “As fichas de catalogação estão listadas por temas e palavras-chaves, tendo informações como localização, título, data, tamanho e estado de conservação”, comentou.
O porto, eventos festivos, personalidades santistas, patrimônios históricos, além de imagens panorâmicas da Cidade, estão entre os destaques das fotografias que compõem o Fundo José Herrera. “São documentos que apresentam possibilidades de leitura do contexto político, cultural, social e econômico de toda a região da Baixada Santista”, concluiu Mathias.
__26-03-09__