Últimas Notícias
Trabalho da FAMS serve de exemplo
A Fundação Arquivo e Memória de Santos recebeu, nesta semana, a visita de funcionários do Arquivo do Estado. Manuela Ramalho, Camila Brandi e Igor Marangone fazem parte do Departamento de Gestão do orgão e vieram a Santos para conhecer o Outeiro de Santa Catarina e os arquivos da FAMS, ocasião em que enalteceram o trabalho realizado pelos diversos setores da entidade.
O Departamento de Gestão desenvolve junto aos municípios paulistas o “Programa de Institucionalização de Arquivos Públicos Municipais”, sendo responsável pela formulação e implementação da politica estadual de arquivos e coordena o Sistema de Arquivos do Estado, promovendo a integração e o aperfeiçoamento das atividades de arquivos e protocolos de órgãos públicos.
Cabe aos referidos funcionários a implantação do sistema municipal de arquivos, definindo o corpo técnico e capacitando servidores das prefeituras.
São também responsáveis por elaborar e aplicar os planos de classificação e tabelas de temporalidade de documentos, atuando como multiplicadores das normas e procedimentos de gestão documental, orientando os procedimentos para a eliminação, transferência ou recolhimento do documento. Essas atuações permitem a redução ao minimo essencial da documentação acumulada nos arquivos sem prejuízo da salvaguarda dos direitos individuais e coletivos, das informações indispensáveis ao processo decisório e da preservação da memória institucional.
O grupo do Arquivo do Estado enalteceu o trabalho da FAMS, irretocável na opinião de seus integrantes. O que se realiza na Fundação Arquivo e Memória de Santos tem sido seguido como exemplo por outros municípios paulistas.