Últimas Notícias
Fams assume prédio de biblioteca.
A nova unidade da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos) que será na antiga Biblioteca Municipal, na Rua Amador Bueno, 22 no Centro Histórico já está sendo restaurada. A biblioteca contará com 2.600 volumes, e o programa História Oral, que grava depoimentos de participantes de momentos marcantes da história da cidade, cursos e seminários.
De acordo com o arquiteto Ângelo Garcia Filho, do Dear-RCH (Departamento da Administração da Região Central Histórica), da Secretaria de Serviços Públicos, os materiais em bom estado serão reaproveitados. No térreo, o grande balcão de madeira para o atendimento ao público será recuperado também.Seguindo determinação do Condepasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), as características originais da década de 30 serão mantidas.
Depois de concluido, o edifício terá biblioteca, auditório, elevador, sanitários comuns e acessíveis.
O acesso aos cadeirantes do passeio até a porta da biblioteca terá um diferencial. Para subir a escadaria será usada uma cadeira deslizante e automática. No interior do prédio o acesso será por elevador. “O objetivo é devolver a casa às suas origens e com biblioteca especializada na história de Santos, que será aberta ao público”, afirmou o diretor-presidente da Fams, José Manuel Costa Alves. A obra deve ser concluída em abril de 2012.