Últimas Notícias
História Oral comemora seu 4º aniversário
Foi comemorado na úlitma segunda-feira, no Teatro Coliseu, o quarto aniversário do programa Memória - História Oral com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e os 48 depoentes de 2011. A cerimônia também contou com a presença de autoridades como o prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa, deputados e secretários municipais.
Realizado pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), o programa de História Oral já entrevistou mais de 200 pessoas desde de sua retomada, em 2008. O prefeito ressaltou que “a história é construída por todos os brasileiros e é exatamente com esta identidade que o programa está construindo um legado para as próximas gerações e os historiadores do futuro.”
Ao falar em nome da FAMS, o diretor-presidente José Manuel Costa Alves declarou que o programa Memória - História Oral já é o terceiro maior do país. “ Isso não seria possível sem o apoio da Prefeitura, por meio de várias secretarias, e das instituições parceiras”, disse ele.
Ao ministro, que é santista de nascimento , o prefeito agradeceu a confiança por ter doado á Cidade seu acervo pessoal reunido durante a carreira como diplomata e chanceler (condecorações, medalhas e moedas comemorativas, placas, presentes, fotos, documentos, peças de roupas e canetas), para ser exposto no memorial dedicado a santistas ilustres. Celso Amorim serviu ao país por 48 anos, sendo ministro de Relações Exteriores por dez. Em Santos já recebeu o título de cidadão Emérito e medalha Brás Cubas.
Após a solenidade, que incluiu a apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes, o ministro autografou seu último livro, “Conversas com Jovens Diplomatas” que reúne passagens com alunos do Instituto Rio Branco.