Últimas Notícias
FAMS INAUGURA ARQUIVO INTERMEDIÁRIO
Na ultima quinta-feira, dia 15, a Fundação Arquivo e Memória de Santos inaugurou o novo prédio do Arquivo Intermediário, localizado na Rua Costituição, 62, Centro Histórico. O imóvel comporta sala de consulta, setores administrativo e de restauro, armazena 2,3 milhões de processos com espaço para 7.100 m de arquivos lineares. Tecnologia de fibra ótica, certificação digital e novo software para consulta de dados, incrementam o atendimento ao público.
A decoração do imóvel contém painéis com imagens de pontos históricos conhecidos da Cidade nas primeiras décadas do século 20. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, da Diretora Técnica da FAMS, Renata Cecilia Matos e o diretor financeiro Claudio Cavallini. Marcaram também presença os secretários Sérgio Aquino, Miriam Cajazeiras e Fábio Nunes, entre outras autoridades.
Para entender melhor os critérios utilizados para o arquivamento, o historiador Roberto Tavares, da Fams explicou que “ todos os documentos têm três idades quantos á destinação: a do arquivo corrente que ainda tem vida útil, a do intermediário, que fica aguardando prazos, leis, recursos e o Arquivo Permanente, no qual se inserem atas de fundações e documentos de relevância histórica e cultural”. O arquiteto e arquivista Nelson Santos Dias, explicou que as adaptações do prédio foram favorecidas pelas atividades anteriores.”Como antes o imóvel era ocupado por uma transportadora de valores, as características construtivas beneficiam a conservação e a segurança do arquivo”.
O prédio também abriga o acervo iconográfico, com fotos de 1860 até os dias atuais e que podem ser consultadas. A placa de inauguração, presta homenagem ao historiador Waldir Rueda, que morreu recentemente. O Arquivo Intermediário atende pelo telefone: 3213-4570.