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FAMS NO XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) participará do XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia que acontecerá de 18 a 22/06, no Rio de Janeiro, uma promoção da Associação dos Arquivistas Brasileiros. Nesta edição será discutido o tema “Preservação, Acesso, Difusão: desafios para as instituições arquivísticas no século XXI”.
A Fams será representada pelo diretor técnico Roberto de Assis Tavares que levará dois trabalhos para o congresso. São eles: “Por uma Política de Arquivos para a Região Metropolitana da Baixada Santista: o Projeto e as Ações da FAMS para a Criação de Arquivos Municipais”, de Roberto de Assis Tavares de Almeida e Ana Célia Rodrigues; e “A FAMS e a política de gestão de documentos para a Prefeitura Municipal de Santos: estudo de caso sobre a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (TTD SEFIN)”, de Ana Célia Rodrigues e Nádia Devaki Penna Garcia.
A apresentação dos trabalhos será nos dias 20 e 22/06, no Centro Empresarial do Sistema Firjan (Avenida Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).
O Congresso Brasileiro de Arquivologia é realizado desde 1972 por iniciativa da Associação dos Arquivistas Brasileiros - AAB, e tem exercido um papel fundamental na produção e difusão do conhecimento arquivístico no país. Em 2010 aconteceu em Santos, eleita por unanimidade para sediar o XVI Congresso, vencendo as cidades de Belo Horizonte (MG) e Gramado (RS).
Resumo dos trabalhos
1 - “Por uma Política de Arquivos para a Região Metropolitana da Baixada Santista: o Projeto e as Ações da FAMS para a Criação de Arquivos Municipais”, de Roberto de Assis Tavares de Almeida e Ana Célia Rodrigues
Apresenta-se o projeto da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) para implantação de arquivos municipais na Baixada Santista, as ações desenvolvidas e os resultados obtidos no período de 2006 a 2011. A FAMS tem por objetivo definir a política de preservação da memória e gerenciamento dos arquivos do município de Santos, atuando em parceria com outros órgãos públicos e privados da Baixada Santista na defesa do patrimônio documental, histórico e cultural da região. A Região Metropolitana da Baixada Santista abriga em seu território organizações administrativas que remontam ao século XVI com a formação da Vila de São Vicente, que deu origem aos nove municípios que a compõe. Apesar da sua importância histórica, a situação dos arquivos municipais na região é bastante precária, justificando intervenções para reverter o processo de abandono e descaso em que se encontra a documentação pública.
2 - “A FAMS e a política de gestão de documentos para a Prefeitura Municipal de Santos: estudo de caso sobre a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (TTD SEFIN)”, de Ana Célia Rodrigues e Nádia Dévaki Pena Garcia
Apresenta o estudo de caso sobre a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (TTD SEFIN) da Prefeitura Municipal de Santos/SP. As metodologias que sustentam a gestão de documentos são a identificação, a avaliação e a classificação, que têm como produto o registro de dados em instrumentos específicos: manuais e/ou sistemas de identificação de tipologias documentais; plano de classificação e tabelas de temporalidade. A implantação de um programa de gestão impõe-se em razão da necessidade de se estabelecer procedimentos comuns que visem uma boa administração da produção documental. Para a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos foi utilizada a tipologia documental como método para identificar, classificar e avaliar o conjunto dos documentos produzidos ou recebidos pelos 46 órgãos que integram sua estrutura administrativa no exercício de suas funções.