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ENCONTRO PAULISTA DE GESTÃO DOCUMENTAL E ACESSO A INFORMAÇÃO
Monday 24 March 2014 - 13:33:17 | 2014
A FAMS – Fundação Arquivo e Memória de Santos - irá participar do XII Encontro Paulista de Gestão Documental e Acesso à Informação, evento promovido pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo- SAESP. A participação da FAMS acontecerá na cidade de Caraguatatuba, no dia 07 de abril.
Serão realizadas palestras que abordam temas voltados para a gestão de documentos, institucionalização dos Arquivos Públicos, acesso à informação, instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), preservação de documentos eletrônicos e em suporte de papel.
O evento tem, entre seus objetivos, oferecer fundamentos legais e técnicos para a implementação de políticas municipais de gestão documental e acesso, conforme o estabelecido na Lei nº 8.159/1991 e na Lei de acesso a informação nº 12.527/2011. São ações que virão ao encontro do trabalho já desenvolvido pela FAMS junto à Prefeitura de Santos.
No ano passado, a FAMS promoveu uma série de cursos de gestão documental com o objetivo de qualificar funcionários públicos de todas as secretarias municipais santistas, quando foram desenvolvidas atividades como a elaboração do Plano de Classificação que vincula os documentos às competências, funções e atividades desempenhadas e a Tabela de Temporalidade que destina os documentos produzidos e recebidos, determinando os prazos de guarda nos arquivos da FAMS, até o recolhimento para o arquivo permanente ou mesmo a eliminação.
Serão realizadas palestras que abordam temas voltados para a gestão de documentos, institucionalização dos Arquivos Públicos, acesso à informação, instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), preservação de documentos eletrônicos e em suporte de papel.
O evento tem, entre seus objetivos, oferecer fundamentos legais e técnicos para a implementação de políticas municipais de gestão documental e acesso, conforme o estabelecido na Lei nº 8.159/1991 e na Lei de acesso a informação nº 12.527/2011. São ações que virão ao encontro do trabalho já desenvolvido pela FAMS junto à Prefeitura de Santos.
No ano passado, a FAMS promoveu uma série de cursos de gestão documental com o objetivo de qualificar funcionários públicos de todas as secretarias municipais santistas, quando foram desenvolvidas atividades como a elaboração do Plano de Classificação que vincula os documentos às competências, funções e atividades desempenhadas e a Tabela de Temporalidade que destina os documentos produzidos e recebidos, determinando os prazos de guarda nos arquivos da FAMS, até o recolhimento para o arquivo permanente ou mesmo a eliminação.